TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Ensaios: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional vem se estabelecendo cada vez mais como campo próprio de teorias e técnicas de pesquisa complexando diversidade, globalização, qualidade e mudanças repentinas, devemos destacar as relações variáveis de causa e efeito que podem ser ambientais, culturais, de personalidades e tecnológicos, o sucesso de uma organização no mercado depende de alternativas que dão certo, iremos afirmar que funções essenciais como planejamento, organização liderança e controle são ferramentas importantes para este sucesso, destacam-se valores abrangentes e papeis importantes englobados em informações, relacionamentos interpessoais e decisões.

È um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de promover a melhoria da eficácia organizacional, destacando o comportamento pessoal, e como este comportamento afetam no desempenho das organizações.

Administrar uma empresa atualmente exige-se muito mais além de gerenciar, planejar, organizar e controlar. Consistem no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Melhorar o comportamento ético criando um ambiente eticamente saudável para seus funcionários no qual eles possam realizar seu trabalho com produtividade e confrontando o mínimo de ambiguidade em relação ao que se constitui em comportamentos certos ou errados.

Comportamento organizacional esta relacionado ao desenvolvimento de pessoal e seus resultados, acredita-se que oferecendo instruções sistemáticas e adequadas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, há possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade. Quanto à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabeleçe á co-participação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade.

Capítulo 1

Definição

Segundo Karla Sampaio (2007) Comportamento Organizacional estabelece princípios em qualidade, que aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, a produtividade, reduz os custos internos, melhora a imagem e os processos de modo contínuo.

Habilidades humanas e a diversidade de trabalho como: Motivação, liderança, treinamento, satisfação com trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, etc.

Um dos desafios mais importantes e abrangentes é a diversidade que envolve respeito à raça, etnia, sexo dos participantes, mulheres, negros, deficientes físicos, idosos, e homossexuais, fortalece as pessoas e estimula a inovação e a mudança, atenua a confusão entre a vida profissional e a pessoal, cria flexibilidade para que possam compatibilizar os assuntos profissionais e pessoais, comportamentos organizacionais auxiliam o administrador a enfrentar esses conflitos.

Comparando Frederick Winslow Taylor e Jules Henri Fayol

Frederick Winslow Taylor

Frederick Winslow Taylor é considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial.

Jules Henri Fayol

Criou quatorze princípios são:Divisão do trabalho,Autoridade e responsabilidade,Unidade de comando,Unidade de direção,Disciplina Prevalência dos interesses,Remuneração,Centralização,Hierarquia,Ordem,eqüidade,Estabilidade dos funcionários e Iniciativa,Espírito de Equipe. São todos princípios que devem ser seguidos para que a Administração seja eficaz, princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa.

Sistemas Abertos x Fechados

Sistemas Abertos

Uma empresa mais próxima de um sistema aberto não terá tanta dificuldade para se adaptar às transformações ambientais. Em contrapartida, ela estará mais suscetível aos efeitos de uma crise. O sistema aberto tem capacidade de crescimento, mudança, adaptação ao ambiente e até auto-reprodução, são eminentemente adaptativos, isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições do meio.

Sistemas Fechados

Já uma empresa que possui um comportamento mais próximo de um sistema fechado sofre menos influência do ambiente, dificultando o ajuste da organização diante de mudanças externas. Entretanto, ela também sofrerá menos diante de uma crise.

Ex: A matemática é um sistema fechado, pois não sofrerá nenhuma influência do meio

ambiente, sempre 1+1 serão 2.

Sistema Aberto / Sistema Fechado

Sistema aberto

Mecanismo de

Feedback que permite

Receber informações do

Meio ambiente;

Entropia negativa Sistema fechado

Está isolado do meio

Ambiente.

Entropia positiva

Capítulo 2

Conceito de Inovação

Conforme pesquisas sobre o conceito de inovação todos concordam que ela esta presente em tudo, entre tanto acreditam que para inovar às vezes é preciso capital e também um bom empreendedor, pois ele é quem saberá analisar o que o mercado pede, após isso vem o marketing , sendo bom vende até o que você não quer comprar!

Foi citado também , outros aspectos a serem considerados, como por exemplo, as inovações nas áreas da medicina (a descoberta das células-tronco) e (cirurgias com ajudas de robôs).

Inovação organizacional

As organizações precisam ser cada vez mais competitivas. Devemos considerar o todo, sendo inovadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com