TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  3.610 Palavras (15 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda os assuntos sobre o Comportamento Organizacional o Efeito que a Inovação causa para as Organizações e as diversas formas que a Motivação é usada.

Os assuntos abordados serão muito interessantes e será recompensado, tanto em termos pessoais como profissionais para domínio de todos.

A seguir traçamos resumidamente as etapas deste processo:

A visão do Comportamento Organizacional foca-se no comportamento dos indivíduos isoladamente ou em grupo, mas ambos introduzidos num contexto organizacional. E importante identificar em qual momento estamos observando o comportamento do individuo, e em qual momento estamos observando, o comportamento da organização, e é por isso que temos grandes contribuições, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Ciência Política.

Uma das partes que consideramos importante e o modelo de estudo para a área de Comportamento Organizacional, este modelo está de Comunicação, onde trata do Individuo, Grupo, Organização e o Resultado.

Nesta Comunicação que se envolve o Ciclo de Sistemas que foca em um único objetivo, os Sistemas Fechados que funcionam e se interagem de uma forma muito simples sem interferências externas e os Sistemas Abertos, que sofre a influencia externas e sempre depende do meio externo.

Na parte dos Efeitos com as Inovações, percebemos alguns impactos negativos como, uma quantidade muito maior da população, concorrências maiores, menores espaços e uma dificuldades muito maior para deixarmos nosso ambiente interno organizados. Porém, essa inovação nos traz também, maiores oportunidades tanto no mercado Interno como no Externo, maior numero de exportação, na parte de concorrência pode-se exigir mais, maior numero de participações femininas, os funcionários torna-se colaboradores e um dos mais importantes, sobram vagas de empregos para as pessoas que se qualificaram de acordo com as inovações das organizações.

ETAPA 1 – Compreensão do tema Comportamento Organizacional

O comportamento Organizacional é o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento e as caracterizações dos grupos e dos indivíduos. Portanto, como uma ciência interdisciplinar, a organização sempre espera que o empregado obedeça a sua autoridade e o empregado espera que organização possua atitudes corretas e justas com ele. Os sociólogos referem-se a isso como “norma de reciprocidade”, enquanto os psicólogos, “contrato” que nada mais é um entendimento entre individuo e organização.

O ambiente organizacional trata-se de uma área de administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuam para uma empresa. Através dela podemos destacar diversas características, como uma unidade social conscientemente coordenada. O comportamento organizacional tem também a função de monitorar, comportamentos dos seres humanos e promover um equilíbrio entre suas vidas pessoais e profissionais. Sabendo lhe dar com as diversidades que são apresentadas em uma equipe o líder sempre será responsável para que o ambiente seja agradável e motivador mediando conflito e mantendo a competitividade e a lealdade dos funcionários, para que os resultados sejam positivos com mais eficácia.

O Autor Robbins Stephen Paul, escreveu o livro Comportamento Organizacional e em seu Livro explica a sua visão sobre o que é Comportamento Organizacional, Abordando diversos pontos importantíssimos para que uma organização seja bem sucedida no mercado.

Unidade social conscientemente é coordenada e precisa ser comportada por duas ou mais pessoas, que funcionam de maneiras relativas para atingir um único objetivo que é determinado pela pessoa responsável para que as metas sejam alcançadas de maneiras estratégicas.

Sempre tendo em menti a elaboração de estrutura da empresa, como por exemplo, quais tarefas devem ser realizadas, quem deve realizá-las, como será agrupada, quem se reporta e a quem e onde as decisões serão tomadas.

O cargo de liderança é extremante importante para todos os pontos, pois o Líder é responsável pela motivação e direção dos subordinados. Manter uma rede externa de contato para fornece favores e informações. Pois para dirigir e coordenar as pessoas de uma organização, o monitoramento e o desempenho da empresa precisa cumprir metas. O líder é uma das pessoas que podem fazer correções e apresentar melhoria .O símbolo de liderança é necessário para o desempenho de diversas atividades rotineiras de natureza legal ou social.

O Autor: Chiavenato Idalberto escreveu o Livro Comportamento Organizacional Em seu livro Chiavenato Idalberto relato que esta em meio a uma revolução gerencial e organizacional. Pois as velhas regras quanto ao tratamento a ser dado às pessoas, à organização do trabalho e às formas de liderar estão desmoronando. Até gestores tradicionais, do tipo "do meu jeito” são obrigados a buscar outras formas de fazer as coisas funcionarem. Eles estão levando uma surra da nova concorrência, da nova tecnologia, das novas regulamentações, das novas reivindicações trabalhistas e das evidências claras de que sem o compromisso entusiasmado de funcionários de todos os níveis.

Com o acesso os processadores de texto, planilhas de cálculo e a Internet, estudantes e executivos se sentem pressionados a pensar e agir mais rapidamente do que em qualquer outro momento. Qual a influência disto sobre a necessidade de analisar e planejar cuidadosamente? Os Gerentes precisam aprender a trabalhar de modo rápido e intuitivo e também a distanciar-se do ritmo acelerado da atividade diária, obrigando-se, literalmente, a adotar uma postura reflexiva. Os estudantes têm uma chance de passar à frente do jogo, praticando estas habilidades práticas.

Comportamento Organizacional é a ferramenta perfeita para levar os estudantes a entender a dinâmica dos comportamentos e das interações que ocorrem dentro das organizações. O esquema conceitual do texto, apresentado logo no início e desenvolvido subseqüentemente fornece aos estudantes uma visão realista do "quadro geral". Muitos estudos de caso, de tamanho, complexidade e tipo diferentes, cobrem a maior parte dos tópicos. Eles ilustram de forma criativa as inter-relações entre os membros das organizações e as questões que devem ser enfrentadas.

Dentro do Comportamento Organizacional existe os sistemas abertos e fechados

O conceito de comportamento organizacional de empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com