TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

Gestão de Recursos Humanos

Professor: Uaraci Ballotin

Ética na Gestão Empresarial

Adriani Knopf d RA: 6814009212

Franciele Rodrigues do Nascimento RA: 6277290943

Nilsa Rosa da Silva RA: 6620375180

Renata Lucas dos Santos RA: 6443290080

Rubia Mara Radaelli RA: 64448309519

Passo Fundo 22, de Maio de 2012

Introdução

Neste trabalho abordaremos estratégias para alterar a cultura organizacional de uma empresa e de seus colaboradores. Enfatizando a importância de uma boa administração baseada na ética, na liderança, motivação e na produtividade do colaborador, veremos que a estratégia é questão de mentalidade, antes de ser metódica e estrutural, pois não se aprende em meio acadêmico, nem por uma orientação formal para situações dinâmicas.

Estratégias que não consideram as transformações como constantes, exigindo ajustamentos contínuos, não é estratégia. É necessário ter como condições essências: a mudança, a flexibilidade e a renovação, a empresa ética, com visão do futuro, é hoje a organização vocacionada para o sucesso.

Ética

Ser ético mais do que nunca não é uma opção para as pessoas e as organizações, é questão desobrevivência. A ética é a ciência da Verdade, aqual é a essência da consciência humana. Não há possibilidade de vida social sem que haja observância de princípios éticos. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais, estudando valores e princípios morais de uma sociedade ou grupo, para que obtenhamos equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

Comitê de conduta ética

O comitê tem por objetivo promover e aprimorar a cultura ética na organização, conta com a participação das lideranças e seus colaboradores num fórum de reflexões próprio para propostas, discussões, avaliações, promoção e acompanhamento da conduta e ações éticas na empresa.

O comitê de conduta ética deve zelar o sigilo de todas as informações conhecidas, realizar reuniões a cada determinado tempo para analisar decisões e solicitações feitas pelos seus colaboradores num consenso, no qual todos participem, ou pelo menos um representante de cada setor.

O código de ética e conduta deve ser atualizado, em caráter não exclusivo, pelo comitê para que possa atuar preventivamentena resposta de dúvidas de caráter ético, surgidas nas reuniões do comitê, arbitrar conflitos e dar visibilidade às suas decisões, atualizar regularmente a Diretoria sobre as ações em andamento e encaminhar, anualmente, informações e recomendações à área de Governança Corporativa para a atualização dos controles requeridos. Além disso os programas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa, são apresentados nas reuniões para o acompanhamento e a avaliação das atividades realizadas.

Descrição da empresa e seus problemas

A empresa FarmaMed é uma empresa focada para os medicamentos alopáticos e genéricos, o qual tem como público alvo: prefeituras, clinicas e classes sociais ( média e alta). Está localizada na rua João Catapan nº 1777, bairro Boqueirão, sendo um ponto comercial de fácil acesso.

Departamentos:

• Gerência: Profissional competente e espertalhão, faltando-lhe maior convivência com seus colaboradores; envolvido em grandes desvios de mercadorias e dinheiro.

• Recursos Humanos: Profissional cursando ou ter cursado superior em Recursos Humanos, responsável, mas não confiável, o qual não tem conduta ética dentro da organização. Fornecendo informação que são de total sigilo.

• Auxiliar Contábil: Profissional ágil, que sempre consegue ir além de suas funções, mas com um sério problema de desvios dentro da empresa.

• Atendentes de Balcão: Colaboradorestreinados, mas com deficiência em atendimento ao cliente, faltando comunicação interna e externa.

• Call Center: Profissional com boas qualificações, mas sem eficácia nas suas entregas.

• Almoxarifado: Profissional organizado, porém com alguns colaboradores distraídos nas suas tarefas, deixando seu trabalho a desejar.

• Caixa: Profissional simpático e dinâmico, com deficiência em oferecer atenção ao cliente

Estratégia

Uma boa administração baseada na ética mantém a cultura da empresa renovada, através de valores, orientações e planejamento, as quais correspondem a uma visão ampla da realidade.

A Ética como estratégia dos grandes empreendedores permite que esses profissionais sejam grandes pela vida toda. Não existem tipos, máscaras, jogadas e sacadas espertalhonas. Esses tipos de truques não passam de ilusão, mais cedo ou mais tarde, não se consegue mais carrega-los. Não podemos carregar o peso de fazer um gênero de interpretarmos um papel muito distante daquele que somos lá na nossa essência. E então, o que somos de verdade? Pessoas corretas, que descentes que queremos crescer na vida. Isso é ético. Essa vontade utilizada com vigor garante o sucesso. A ética tem a ver com o desempenho, utilizando meios que estimulem ainda mais resultados futuros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com