TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento individual das pessoas diante da pandemia

Por:   •  18/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Comportamento individual das pessoas diante da pandemia

A pandemia do Covid-19 causou impactos ao comportamento humano levando as pessoas a refletirem e pensarem de um modo individual.  Apesar de visar à própria saúde, também busca cuidar das outras pessoas procurando formas de não ser infectado e não infectar o próximo.

Sócrates apresenta uma frase que se encaixa perfeitamente ao que ocorre durante o atual período pandêmico, ele diz “Conhecer-te a ti mesmo”, marcado por grandes mudanças emocionais, descobertas de depressão, crises de ansiedades, crises de pânico, dentre várias outras doenças mentais, surgiram ou foram descobertas durante a pandemia.

Devido à distância social e ao isolamento de milhões de pessoas, o impacto da atual pandemia pode ser maior, levando à hipótese de “pandemia de medo e estresse”.

(NETTO, 2020).

REFERENCIAS

NETTO, Felício de Freitas. A NATUREZA HUMANA E SUAS FORMAS DE EXTERIORIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Boa Vista: Boletim de Conjuntura (BOCA), 2020.  Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/FreitasNetto/2853. Acesso em 11 de abril de 2021.

Pereira, MD, Oliveira, LC, Costa, CFT, Bezerra, CMO, Pereira, MD, Santos, CKA&Dantas, EHM(2020). A pandemia de COVID - 19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development 9(7): 1-35, e652974548. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4548. Acesso em 11 de abril de 2021.

Estamos vivendo uma vida completamente diferente, e ainda temos aquela preocupação de como será a sociedade nos próximos dias. Tivemos que mudar nossas rotinas e nos adaptarmos ao isolamento e o distanciamento social, muitas mudanças foram necessárias para lidar com o enfrentamento da Covid-19.  

Cuidar de si e do próximo, arrumar a casa e buscar o equilíbrio são pontos fundamentais para manter o controle desta situação. Os laços familiares tem um papel fundamental e são muito importantes em nossas vidas. São eles que nos fortalecem para a enfrentamento a vida adulta. O diálogo é extremamente eficaz em qualquer decisão, pois podemos identificar/reconhecer o problema que está nos afetando. Permitindo também estabelecer uma relação com a lucidez de discernimentos e escolhas.

A família é o primeiro espaço social de um indivíduo, um forte impacto no comportamento dos indivíduos já que transmitirá crenças, valores e influenciará sua forma de enxergar e construir as relações sociais e a si mesma (DESSEN; POLONIA, 2007).

Durante o convívio familiar, é muito comum acontecer às mudanças de humores. Ou seja, eles ocorrem simultaneamente com alterações respiratórias. Todos nós estamos estressados, cansados e esgotados. São tantas notícias tristes e preocupantes. A família é a base da sociedade, sendo um núcleo fundamental de toda organização social, dessa forma alvo importante de especial proteção do estado, conforme redação constante no art. 226 da Constituição Federal de 1988:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com