TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento organizacional

Resenha: Comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo do Comportamento Organizacional (CO) permite a utilização do conhecimento adquirido sobre as pessoas, os grupos, bem como a compreensão de sua aplicabilidade na organização e os efeitos produzidos em seus colaboradores para a realização de um trabalho eficaz.

Define-se Comportamento Organizacional como "um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional" (Robbins, Judge e Sobral, 2010, p. 7).

Dessa maneira, a discussão acerca da aprendizagem torna-se importante, pois a aquisição do conhecimento, realizada de forma crítica e tendo o indivíduo como sujeito do processo, é capaz de mudar comportamentos. Assim, os indivíduos podem transformar a sociedade em que vivem mediante o conhecimento significativo sobre o comportamento organizacional, executando ações eficazes para o aprimoramento da organização. Para que isso aconteça, o processo educacional deve se basear no princípio da dúvida e na investigação. Tal conteúdo é apresentado no capítulo 1 do seu livro-texto.

Já na sociedade grega antiga, desenvolveu-se o conceito de maiêutica, que mostra o mestre como alguém que colabora para que seus discípulos construam seu próprio conhecimento.

A teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, elaborada na década de 1980, considera que as pessoas possuem mentes diferentes, assim não aprendem a partir das mesmas estratégias educacionais. Afirma também que a inteligência tem dimensões variadas, podendo ser potencializadas ou não.

Segundo Paulo Freire, a aprendizagem fundamenta-se na reflexão crítica, e a denominada educação problematizante possibilita o desenvolvimento da consciência crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com