TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento do neoliberalismo

Relatório de pesquisa: Conhecimento do neoliberalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A definição mais adequada para neoliberalismo em seu bojo é a não participação ou mínima participação do estado na economia, baseado em um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas. Cujas características encontram-se logo abaixo enumeradas.

a) Mínima Participação estatal;

b) Política de privatização;

c) Abertura da economia;

d) Diminuição do tamanho do estado e;

e) Posição contrária a impostos e tributos;

1.1 Conhecimento do neoliberalismo

Conhecer o neoliberalismo e sua lei de mercado global é indispensável para o entendimento dos efeitos da sua lógica nas nossas vidas. E esse conhecimento de faz ainda mais importante quando se observa que o neoliberalismo não vem trazendo efeitos benéficos para várias nações - aumento da pobreza e protecionismo do mercado interno. A partir da década de 1970 suas ideias começam a ser implantadas na Europa e nos Estados Unidos. Vários países, em pouco tempo, implantaram suas ideias que foram organizadas pelos teóricos do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Consenso de Washington.

1.2 A implantação do neoliberalismo no mundo

A oportunidade para por em prática as ideias neoliberais surge na década de 1970 e no início da década de 1980, com o aumento do sentimento anticomunista em fins da década de 1970, instigado pela segunda guerra fria que surgiu com a intervenção soviética no Afeganistão e com a vitória de candidatos conservadores na Europa e nos Estados Unidos. A vitória de Margaret Thatcher na Inglaterra, em 1979, assegurou para esse país o pioneirismo na Europa na efetivação da receita neoliberal. Este foi o primeiro país do centro do capitalismo a se empenhar na concretização do neoliberalismo.

Neoliberalismo é um produto do liberalismo econômico neoclássico capitalista. O termo foi cunhado em 1938 em uma conferência denominada Colóquio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com