TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento linguístico

Artigo: Conhecimento linguístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 5

1. Conhecimento linguístico – Abrange o conhecimento gramatical e lexical, ou seja, a língua escrita e suas regras e língua em uso, o autor faz seleção e combinação lexical, mas procura obedecer às regras já restabelecidas no sistema gramatical de sua língua.

(Conhecimento linguístico: a ideia de “mais”, na perspectiva de Hagar, era de completude/totalidade; na de Helga, de falta de muitos elementos, representados pela longa lista que não se lê, mas que se deduz).

O conhecimento prévio é o nosso repertório, os nossos conhecimentos adquiridos e que fazem parte de nossa memória e inteligência e que utilizamos quando necessários na leitura. O conhecimento linguístico é o básico dos conhecimentos prévios de leitura, é o falar uma língua desde nascença, é o conhecimento de uso da língua nativa que cada indivíduo tem. Se falamos melhor o português do que outra língua, leremos melhor em português do que em outra língua. No conhecimento linguístico é que entra o saber uma língua estrangeira, e este conhecimento será graduado conforme a extensão do entendimento que o individuo tem desta outra língua. Quando mais souber esta outra língua, melhor funcionará o seu conhecimento quando da leitura.

2. Conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo – refere-se a conhecimentos gerais sobre o mundo, bem como a conhecimentos alusivos a vivências pessoais e eventos espaço-temporal situados, permitindo a produção de sentidos: episódios sobre a juventude, TV, história, música, cultura, etc.

“O PACOTE DE SERRA PARA CORTAR E CONTER GASTOS.”

(Conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo. Serra como nome do governador e como nome de ferramenta.)

(Conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo. Reality show – associação com BBB e outros do gênero.)

(Conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo. Discussão atual sobre redução da maioridade penal no Brasil; falta de critérios para avaliar crimes cometidos por menores, trazendo como consequência – exagerada – aprisionamento de bebês.)

3. Conhecimento interacional – Refere-se às formas de interação por meio da linguagem e engloba os conhecimentos:

- ILOCUCIONAL: permite-nos reconhecer os objetivos ou propósitos pretendidos pelo produtor do texto, em uma dada situação interacional.

Na sua apresentação ao dossiê "Famílias em movimento", Claudia Fonseca aponta algumas questões cruciais para a análise da família – famílias – nesse início do século 21: as janelas teóricas que os artigos representam mostram que a discussão sobre um tema tão antigo nas ciências sociais tem repercussões contemporâneas extremamente instigantes. A mobilidade das famílias, nos contextos nacional e internacional, sugere que tanto a reprodução como o parentesco, velhos conhecidos das pesquisas sociológicas e antropológicas, retornam, assumindo outros valores, à cena discursiva e podem render uma discussão estimulante. (Caderno Pagu)

- COMUNICACIONAL: diz respeito à:

• Quantidade de informação necessária, numa situação comunicativa concreta, para que o parceiro seja capaz de reconstruir o objetivo da produção do texto;

• Seleção da variante linguística adequada a cada situação de interação;

• Adequação do gênero textual à situação comunicativa.

• Reflexão sobre o que e como escrever para os interlocutores do texto.

“E Dona Benta começou a ler: Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo dos da lança em cabido, adarga antiga e galgo corredor”.

– Ché! – exclamou Emília. – Se o livro inteiro é nessa perfeição de língua, até logo! Vou brincar de esconder com o Quindim. Lança em cabido, adarga antiga, galgo corredor... Não entendo essas viscondadas, não....

– Pois eu entendo – disse Pedrinho. – Lança em cabido quer dizer lança pendurada em cabido; galgo corredor é cachorro magro que corre e adarga antiga é... é...

– Engasgou! – disse Emília. Eu confesso que não entendo nada.

(Monteiro Lobato, D. Quixote para crianças)

- METACOMUNICATIVO: É aquele que permite ao locutor assegurar a compreensão do texto e conseguir a aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com