TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

serviço social

ARLENE SANTANA

 Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial

[pic 2]

[pic 3]TUCANO-BA

OUTUBRO DE 2015


ARLENE SANTANA

Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial

Trabalho de Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social II. Prof.; Clarice da Cruz Kernkamp, Maria Ângela Santini, Maria Lucimar Pereira.

TUCANO-BA

OUTUBRO DE 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa abordar Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial, de forma clara e objetiva.

A Assistência Social enquanto política de Proteção Social funciona como estrutura de garantia de um modelo básico de inclusão social.

Segundo a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), aprovada em Setembro de 2004, é existente uma nova forma para se entender a Assistência Social, a partir de uma visão social em que seja capaz de entender que a população tem necessidades, mas possuem também capacidades que podem e devem ser desenvolvidas.

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que está desenvolvido na PNAS; a qual define e organiza os elementos que são essenciais e indispensáveis para a realização da política de assistência social, possibilitando o desenvolvimento das normas nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, dentre outros.

A organização dos serviços sócios assistenciais é organizada a partir da vigilância Sócia assistencial, proteção social e defesa social.

DESENVOLVIMENTO

Para entender a Política de assistência social é necessário estudar a sua trajetória. A Constituição Federal nesse processo é um ponto fundamental, pois a mesma reconhece a assistência social como politica social, juntamente com as políticas de saúde e previdência social, esses compõem o sistema de seguridade social no Brasil.

Até o ano de 1930, ainda não havia um entendimento em relação a pobreza enquanto expressão da questão social e quando está perceptível para a sociedade, isso era tratado como caso de policia, e sendo assim; a pobreza era tratada como uma disfunção individual.

Em 1938 houve a primeira grande regulação da assistência social, a implantação do Conselho Nacional de Serviço Social- CNSS.

É possível perceber que até 1988, a assistência social não era vista como um direito constitucional, as ações eram realizadas de forma assistencialista e seletiva, e eram direcionadas aos indigentes, desvalidos, e filhos de pais que não tinha condições.

O dever de trabalhar continuava sendo a base para o acesso a maioria dos direitos sociais. Para a assistência social, ficavam ações ligadas á saúde ou previdência social.

No ano de 1980, após a realização de debates, ocorreu a instalação da Assembleia Nacional da Constituinte, começou então a inclusão da assistência social como parte integrante da seguridade social, que servia como uma proteção social para os mais necessitados; tendo ainda a previdência social e a saúde.

Em Outubro de 1988, é feita a promulgação da Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil, que foi denominada por Ulisses Guimarães de “Constituição Cidadã”, pois a mesma tem a estrutura de um regime democrático, consolidando objetivos de igualdade e justiça social, por via dos direitos sociais e da universalização das prestações de serviço (Silva,2000,p.132). Então a assistência passou a ser reconhecida como status de direito social, causando um grande impacto das políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com