TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cordenação motora

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Coordenação Motora

Com base no artigo de Paula Loredo, podemos entender que Coordenação motora é o equilíbrio que o corpo tem sob a circunstância de movimentos, sejam eles brutos ou delicados. Isso é observado através das respostas que o cérebro da ao corpo e é medida pela velocidade e agilidade que a pessoa responde aos estímulos dados.

“Na coordenação motora ocorre participação de alguns sistemas do corpo humano, como sistema muscular, sistema esquelético e sistema sensorial. Com a interação desses sistemas obtêm-se reações e ações equilibradas. A velocidade e a agilidade com que a pessoa responde a certos estímulos medem a sua capacidade motora.”

Essa capacidade motora é caracterizada em duas partes:

Coordenação motora fina, que é a parte dos músculos pequenos, que fazem movimentos delicados como pintar, desenhar, recortar, dentre outros movimentos que exijam habilidade e uma característica dessa categoria é a precisão.

Já a coordenação motora grossa, como o nome já diz, é em relação ao grupo de músculos maiores, que fazem movimentos como chutar, correr, pular, ou seja, movimentos bruscos do corpo.

O papel do profissional nessa área é de desenvolver habilidades, desenvolver a coordenação motora, em um plano sistemático de atividades e práticas esportivas e/ou perceber dificuldades, déficit, por exemplo. Esse grupo de atividades é aplicado em crianças e idosos. Quando percebido essa dificuldade em crianças pode desencadear baixa autoestima.

Atividades para desenvolver a coordenação motora grossa:

Espelho:

Essa brincadeira pode ser feita pelos pais da criança e é bem simples. É só se colocar de frente para a criança e imitar todos os movimentos dela, como se fosse o reflexo, um espelho, isso faz com que a criança tente movimentos mais complexos para que o “espelho” não a acompanhe. Essa brincadeira foi testada com uma criança de menos de dois anos e obteve sucesso já que a criança fazia movimentos mais complexos para desafiar a mãe.

Consciência corporal:

Esta é uma brincadeira que desenvolve a percepção da criança sobre o próprio corpo. É dita uma parte do corpo e ela tem que identificar e movimentar o mesmo. Se for anunciado braço, por exemplo, a criança identifica e faz movimentos circulares, com a perna também acontece isso.

Atividade para desenvolver a coordenação motora fina:

Esta é uma brincadeira de reconhecimento que usa a musculatura menor de forma delicada. É dado um objeto ao aluno, depois é tampado os olhos do mesmo e dado outro objeto para reconhecer e depois entregar o certo.

Bibliografia:

http://m.brasilescola.com/biologia/coordenacao-motora.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com