TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Pedagogia 2014

Artigo: Desafio Profissional Pedagogia 2014. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  4.741 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP – Centro de Educação a Distância

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Fundamentos Filosóficos da Educação

TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO

PROFESSORAS

TUTORA PRESENCIAL: Ana Cristina Calderero Martins

TUTORA A DISTÂNCIA: Ma. Mariciane Mores Nunes

PROMISSÃO/SP

18-09-2014

SUMÁRIO

1. Introdução...........................................................................................................pág.03

2. Mapeamento do Perfil da Turma.........................................................................pág.03

3. Implementação do Projeto..................................................................................pág.04

3.1 Objetivos...........................................................................................................pág.06

3.2 Aplicação..........................................................................................................pag.06

3.3 Resultado..........................................................................................................pág.08

4. Considerações Finais....................................................................................,.....pág.08

Referências.............................................................................................................pág.09

Introdução:

O objetivo do nosso primeiro desafio profissional na faculdade de pedagogia é desenvolver um trabalho lúdico visualizando uma classe de alunos do quarto ano letivo onde teremos como base para dar prosseguimento ao trabalho três alunos, dos quais possuem dificuldades de aprendizagem e comportamento dentro da sala de aula.

Em razão do trabalho oferecido pelo desafio tivemos que desenvolver um trabalho de terapia assistida por animais do qual pesquisamos uma breve introdução oferecida pela proposta do desafio que nos deu uma base, como também a pesquisa na internet.

Neste trabalho de forma lúdica vamos abordar as questões de comportamento e aprendizagem na sala de aula. Com a ajuda dos animais orientaremos as crianças que através da interação aprenderão noções sobre obrigações, respeito, responsabilidade, grupo e a preservação da vida de todos os seres vivos no meio ambiente.

2. Mapeamento do perfil da turma.

Na escola Caminhando, turma do quarto ano, classe com trinta e cinco alunos, deles, quinze são meninos e vinte meninas, é uma classe com crianças que buscam o crescimento pessoal e pedagógico e com muita curiosidade e vontade de aprender, algumas com mais iniciativa e outras apresentam ser mais dispersas na sala de aula e também as com mau comportamento, dentre elas, separamos dois alunos que demonstram problemas comportamentais e que necessitam de intervenção pedagógica, com isto pensamos na terapia assistida por animais.

Uma das crianças é o Diego um menino de nove anos, uma criança hiperativa, que nunca faz os seus deveres de casa, não para dentro da sala de aula, atrapalhando os demais alunos e as explicações da professora.

A outra criança é Gabriela, uma criança muito fechada que não se relaciona com os outros alunos nem com a professora e aparenta ter baixa autoestima.

Temos também um aluno chamado Paulo, com problemas moderado e diagnosticado com autismo. Paulo possui problemas intermitentes de deficit de atenção, dificuldade de interagir com demais alunos e de seguir as regras da escola. O qual se enquadra na escola regular através do processo de inclusão. Com o objetivo de tentar superar os seus problemas biológicos, sociológicos e psicológicos através da ajuda da professora e de acompanhante terapêutico que acompanha regularmente o desenvolvimento do aluno dentro da sala de aula e em seu convívio familiar.

3. Implementação do Projeto.

A partir do projeto de terapia assistida por animais na educação fizemos uma pesquisa e identificamos o cachorro e a tartaruga como os melhores animais para serem utilizados neste caso.

O cachorro, animal que tem maior capacidade de se relacionar pode interagir com os alunos gerando um sentimento de cumplicidade entre os eles. A proposta é fazer com que esses alunos estimulem e se interajam com mais facilidade e mostre mais carinho e apego pelo animal, criando um laço de amor e respeito pelo próximo, também um desejo em estudar e interagir com seus colegas e professores. Fazendo com que eles tenham mais responsabilidade e saber que aquele animal precisa deles para todas as suas necessidades, não deixando o animal ficar sem tomar banho, dar comida na hora certa e etc...

A tartaruga foi escolhida por ser um animal calmo e fácil de lidar, podendo ser alimentada e cuidada pelos alunos que podem interagir e estudar sobre a vida social e o meio ambiente.

Estes animais serão um elo entre a aprendizagem e os estudos acadêmicos, proporcionando a conciliação com diferentes áreas do saber.

Iremos ao encontro da formação e da conscientização em vista da construção de atitudes de respeito; responsabilidade e socialização no meio social e outros aspectos a serem definidos no decorrer do projeto.

Os animais satisfazem a curiosidade, proporcionam satisfação e inserem mais facilmente no currículo escolar os temas transversais como meio ambiente, ética, educação de sentimentos etc. Ajudando no aprendizado dos conteúdos procedimentais e atitudinais além de representarem um fator de motivação para a aprendizagem e fortalecerem a autoconfiança, socialização, comunicação e os valores de cidadania.

Para elaborar o plano pedagógico individual PPI, no currículo funcional natural, é extremamente importante conhecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com