TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Por:   •  24/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.550 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[pic 1]

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO

MARIA ÂNGELA BATISTA SANTOS

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Eunápolis

2015

MARIA ÂNGELA BATISTA SANTOS

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Alimentação.

Orientadores: Taís Alban  e Profo  Ila Falcão

Nome da cidade

2015


Disciplina: Relações Interpessoais

Orientadores: Táis Alban e Ila Falcão

Período: 08/09/2014 a 21/08/2014

1ª etapa 08/09/2014 a 21/08/2014: Compreensão textual - a partir das leituras realizadas nas unidades de 1 a 5 do livro-texto e do vídeo “Minha Vida de João - parte 1 e 2”, disponível na Midiateca, os/as estudantes responderão às questões abaixo descritas:

Sobre os pais e bebês:

  1. A mulher deve assumir sozinha o papel de cuidadora do bebê? Por quê?

Não, a mulher não deve assumir sozinha o papel de cuidadora do bebê. Porque é de fundamental necessidade e participação ativa do pai, é muito importante para a criança crescer com um referencial da figura masculina em ele possa se espelhar, além de que se o homem não ajuda sobrecarrega a mulher o que pode causar um distúrbio familiar.

  1. Qual deve ser o papel do pai? Por quê?

O pai traz uma contribuição vital para o desenvolvimento das crianças. O que o pai pode oferecer a seus filhos é diferente do que a mãe oferece, mas para a criança a importância é a mesma. As diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito a seus papéis de pais e mães não estão explicitamente delineadas – cada família precisa descobrir de sua própria maneira. O pai também é importante porque ele é o suporte de sua parceira. Os pais oferecem um modelo de relação que as crianças imitam. Portanto, o sucesso ou as dificuldades nos futuros relacionamentos delas são em boa parte frutos dessa enorme influência da maneira pela qual os pais se comportaram. Mas é importante para as crianças ter essa referência de pais trabalhando juntos para vencer as dificuldades que todas as famílias enfrentam.

  1. Como marido e esposa devem se preparar a respeito do papel que cada um deve desempenhar ao planejarem ter um bebê?

A princípio amor mútuo é à base da família, mas não falo de um amor que se refere a um sentimento que vem e volta, falo de um amor com compromisso, respeito, lealdade de ambos um com o outro bem como com a família que são, está é a base de tudo. O casamento é uma grande parceria entre o casal, uma parceria e amor e também de obrigações e responsabilidades. A preparação para a chegada do bebê tem que ser inicialmente psicológica entre o casal, financeira, e ambiental, deve-se preparar o ambiente familiar para a chegada do bebê, e é necessário que o casal esteja disposto a se apoiarem e não deixarem qualquer sobrecarga nos ombros do companheiro. Esposa ajudando marido e marida ajudando esposa conforme necessário, dividindo desde despesas financeiras até tarefas de rotinas diária com o bebê.

  1. O bebê é influenciado pelo papel dos pais em casa como cuidadores? Detalhe o que você pensa.

Sim, o bebê é influenciado pelo papel dos pais como cuidadores. Os filhos a partir dos pais aprendem se comportar socialmente, e vão carregar características muito nítidas em seu comportamento de seus laços familiares.

Sobre as Crianças:

  1. Como encarar a curiosidade da criança com a realidade ao seu redor quando ela avança sobre os limites do seu papel de gênero, contrariando a expectativa dos pais ou dos padrões da sociedade?

Os pais devem se manter firmes em suas respostas de forma a não confundir a cabeça da criança, utilizando de muito critério e amor, informando da forma mais tranqüila possível sobre determinado assunto

  1. Como abordar os meninos que se interessam por atividades femininas? E as meninas que se interessam por atividades masculinas?

O Critério que sempre deve ser usado é uma boa conversa com tranqüila e com amor mostrando as diferenças entra tais atividades, enxergando esse momento como ma boa oportunidade para ensinar sobre seu gênero à criança, sem que a perturbe.

  1. Como lidar quando as crianças têm curiosidade sobre o próprio corpo ou quando comparam o seu corpo com as das demais pessoas (pais, amigos, professores, etc)?

A curiosidade é uma ação natural nas crianças deve-se ensinar a elas sobre o próprio corpo em uma linguagem inofensiva e própria para crianças.

  1. Você é capaz de identificar como a nossa cultura estimula comportamentos diferentes para meninos e meninas? Pode dar exemplos?

Em nossa cultura os pais ensinam que os filhos têm que brincar de bola, de carrinho dentre outras atividades específicas para meninos, e vice versa. Sempre deixando claro que brinquedos de meninos são só para meninos e de meninas são só para meninas.

Sobre o  Adolescente:

  1. Como ampliar a consciência dos adolescentes frente aos apelos impostos pela moda, TV e pela cultura, que ditam padrões de comportamento?

Primeiro procurando a melhor estrutura familiar possível, não falo de estrutura financeira, falo de valores e princípios que só o seio familiar pode passar. Tem que ensinar para o adolescente seu valor e que ele é valioso da maneira que ele é em seu caráter  e sua personalidade e que nem tudo que está mostrado pela mídia ou pela TV é como parece ser.

  1. Como a escola pode contribuir na preparação dos adolescentes para o mercado de trabalho? Quais seriam os pontos positivos para o desenvolvimento do adolescente na inserção no ambiente profissional? E os pontos negativos? Que fatores poderiam estimular os adolescentes a entrarem em contato com essa experiência?

Com capacitação acadêmica de qualidade, através da inserção social que a escola oferece ao aluno. È necessários oferecer cursos técnicos profissionalizantes e incentivá-lo a fazer o seu melhor se enquadra no seu perfil para que possa ingressar-se com sucesso no mercado profissional. Um ponto negativo é que a escola não oferece experiência profissional, poderia fazer um plano de estágio para os alunos em parceria com o governo ou empresas para melhor qualificação desses alunos.

  1. A escola através de seus educadores está preparada para abordar o tema da sexualidade com os adolescentes, em sua opinião?

Sim está. Os professores não podem tomar a função de orientadores, mas podem ser objetos esclarecedores conforme a necessidade do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (122.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com