TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA[pic 1]

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

NEIDE MIRANDA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Porto Seguro

2014

   

Defina Devir Humano

Devir (do latim devenire, chegar) é um conceito filosófico que significa  a transformação incessante e permanente pela qual as coisas se constroem e se dissolvem noutras coisas.

Servidores da Educação: Técnicos em: Alimentação Escolar, Infraestrutura, Multimeios Didáticos e Secretária Escolar

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4][pic 5]

ENTREVISTA:

Professor Joaldo Silva: O técnico em secretária escolar, significa um exemplo educativo na atividade que exerce em forma de respeito pela atuação direta com  documentos e papéis relacionados a vida escolar dos alunos.

Merendeira Nivia Maria: O trabalho da secretária é muito importante no ambiente escolar. Por isso, as secretarias precisam da contribuição dos alunos e demais funcionários para que as informações referentes a vida escolar do aluno esteja sempre atualizada..

Professora Luciana Araujo: Significa que se a secretaria está organizada, as fichas individuais atualizadas e computadores funcionando o serviço será desenvolvido e alunos e ex alunos agradecerão por isso.                                                                                                                

Professor Jair Romero Todas as pessoas que trabalham em uma instituição escolar, não importa a posição que ocupa, é um educador, serve de exemplo e respeito para o educando.

Professora Silene Figueiredo: A função de técnico em secretaria escolar significa para a educação dos alunos a sensibilização de manter sua documentação segura e sua vida escolar preservada.

Professor Raimundo Firmino: Significa tudo, porque sem a secretaria escolar o aluno não estaria estudando pois a secretaria é a porta de entrada de todos os estudantes em uma instituição.                                                                                                  

Professor Ronaldo Batista da Silva: A importância do facilitar a transmissão do ensino aprendizagem entre educando e educador, através de informações pertinentes ao aluno, como endereço, filiação e até mesmo motivos de ausência e desistência.

Comparando as respostas dos entrevistados sobre as atividades que realizamos na escola, percebemos que nosso trabalho apesar de não ser valorizado pela sociedade os demais colegas o valoriza. Sendo que o trabalho que faço é muito importante e necessário para a escola. Com meu trabalho também estou educando e contribuindo para a educação de muitas crianças.

Trabalhos intelectuais

Diretor: gestão escolar

Coordenadores: trata da parte pedagógica escolar

Professores: cuida do aprendizado dos alunos

Técnicos Administrativos: atualiza a vida escolar dos alunos e funcionários

Trabalhos Manuais

Merendeiras: Prepara a alimentação dos alunos

Vigilantes: cuida da segurança do patrimônio escolar

Auxiliar de serviços gerais: cuida da limpeza do ambiente escolar

Motoristas: transporta os alunos para a escola

     “A hierarquia existe com base na formação de cada um.”

Grupo Focal e apresentação da cartilha

    Levamos alguns alunos de várias séries para a secretaria da Escola e explicamos a importância de nosso trabalho na educação deles, como são guardados os documentos, fichas individuais de alunos, enfim a vida escolar , porque tudo que se refere a instituição fica arquivada na secretária desde a inauguração da escola até os dias atuais.

        Explicamos que, nós funcionários também fazemos parte do processo educativo, somos importantes na vida do aluno, apesar de não termos muita consciência desse papel. É importante estarmos sempre prontos a servi-los e ajudá-los, dando sempre bons exemplos e os estimulando a sonharem e acreditarem que são capazes de ter um futuro promissor.

        Foi uma experiência muito favorável, onde descobri que meu trabalho também é importante para a vida escolar dos alunos. Ao término da visita, muitos nos agradeceram e falaram que não tinham a menor idéia da importância de uma secretaria na escola.

Nosso trabalho é importante para as instituições de ensino, somos a porta de entrada para que os alunos estejam legalmente matriculados e inseridos no contexto escolar apesar da falta de valorização e reconhecimento por parte de gestores somos trabalhadores da educação e temos o nosso valor. Sem a secretaria documentos não seriam arquivados, uma pessoa que concluiu o ensino médio há muito tempo atrás não pode comprovar, o senso escolar o Projeto Presença, um programa do governo federal, não seria informado se não fossem os técnicos em secretaria. Então somos muito importantes na área da educação e principalmente no ambiente escolar, o que nos falta é sermos reconhecidos dignamente.

 Produção textual

As mudanças e transformações que a educação vem recebendo ao longo dos anos é algo que marca a vida de cada um, a valorização de professores através de cursos e o aperfeiçoamento dos servidores da educação mostram que o mundo vem evoluindo neste contexto, a cidadania tem sito um fator nas propostas de debates e no cotidiano, os valores que foram descartados no passado hoje são valorizados pelo profissional. Um cidadão só se sente valorizado através do trabalho porque o ser humano quando está desempregado fica sem auto-estima, não existe estimulo para nada, a pessoa se sente inferior aos outros, o trabalho dignifica o homem e sem ele a sua sobrevivência seria impossível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (113.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com