TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Da Lingua Portuguesa

Trabalho Escolar: Didatica Da Lingua Portuguesa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DA MATÉRIA DURANTE O 1º SEMESTRE/ 2013

O Que Podemos perceber que há nas aulas de Língua Portuguesa um maior incentivo para o trabalho com a língua escrita. No entanto, sabemos que é muito importante inserirmos na prática dessa disciplina uma metodologia que contemple a língua falada. Nossos estudantes, desde o início de sua escolarização, precisam compreender as variantes entre língua falada e escrita, saber valorizar o uso de ambas, compreendendo que cada uma delas assumem uma função comunicativa e por isso se dispõem de mecanismos específicos, por exemplo na fala há os gestos, entonação de voz, expressões faciais, o que na escrita é diferente. Assim, o objetivo desse estudo era refletir sobre a importância do trabalho com a língua falada e a língua escrita no ensino fundamental.

Dizer que a escrita é formal, complexa, enquanto a fala é informal e simples não é o suficiente, pois, “há uma escrita informal que se aproxima da fala e uma fala formal que se aproxima da escrita, dependendo da situação comunicativa”. Exemplo disso são as cartas informais, bilhetes, letra de músicas, textos internaúticos que são textos escritos, mas apresentam repetições, gírias, marcadores conversacionais, ou seja, elementos da língua falada. Também há debates, programas de Tv que apresentam uma fala próxima da linguagem formal. ''A informalidade, a repetição e a fragmentação “[...] não são exclusivos da fala, mas nela se evidenciam com mais ênfase”.

No decorrer desse trabalho vimos a importância de inserir nas aulas de Língua Portuguesa uma reflexão em torno da língua falada e da língua escrita.

Cabe ao ensino de Língua Portuguesa valorizar ambas as possibilidades de produção textual, enfatizando os efeitos de sentido e as estruturas linguísticas usadas. Sendo assim, sugerimos uma proposta de trabalho a partir de atividades de retextualização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com