TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica da lingua portuguesa

Por:   •  27/3/2017  •  Resenha  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

Curso de Pedagogia

Célia Patrícia S.Correa RA: 129914 2353

Derci Dias RA:129914 1938

Rosangela Maria Luiz RA:129914 2694

Roberta da Silva Caldas RA:129914 1969

Rosana RA:

Kelly de Oliveira Vargas RA : 129914 2406

Didática da Língua Portuguesa

Campo Grande - MS

Outubro/2016

RESENHA: Aquisição da Linguagem

O autor começa a sua fala propondo um pensamento de linguagem como um milagre, o que na verdade nos conduz a forma de pensar e entender melhor a nossa capacidade de comunicação. Nós seres humanos somos dotados desta capacidade brilhante e de várias formas de nos comunicar como a fala, escrita, gestos e olhares. É itinerante pensar no viés desde a primeira infância e da forma como a comunicação é estabelecida.

Uma mãe conhece a necessidades do seu bebê pelo seu choro, uma criança com seus primeiros meses de vida se comunica através de gestos e de sensações, e a partir deste momento com estímulos de seus pais ou cuidadores vai adquirindo a linguagem materna, que vai do idioma falado em seu ambiente social. À medida que o tempo vai passando essa aquisição, torna-se mais fina, mais rigorosa, mais compreensível e então, assim que chegar a fase escolar essa criança já terá possibilidades de entender as regras que compõem sua língua materna, sua forma de escrita, organizada e claro seu regionalismo, falando do nosso caso o português/brasileiro.

Então a linguagem além de tornar-se mais refinada a possibilita uma nova forma de linguagem a escrita, mas até chegar aqui precisamos de um longo caminho de estudo. A divergência entre estudiosos que vai desde Aristóteles, vão passando pelos pensamentos de Desrcantes, Nictzsche,Bacon à Locke.

Que pensaram não apenas na questão de aquisição da linguagem, mas também no pensamento, o cérebro humano e nas suas possibilidades.

Com o surgimento do Behaviorismo que tratava essa aquisição possível a todos, indiretamente desde o anormal até a raça humana que tratava a todos com certa imparcialidade. Surge Skinner (que define um pensamento novo dobre Behaviorismo) Dizendo que é possível tornar qualquer um “perfeito” mediando o aprendizado programado, o que estive em alta durante dez anos bem aceito tanto na psicologia, na educação e na linguagem. O que não se esperava era uma crítica de Chomsky a Skinner em 1957 que iria contra ao dizer que cérebro é uma “tábula rasa, vazia e desestruturada no que se diz a respeito aos fatos mentais”. Utilizando-se de pensamento empírico e relacionado à questão genética chegando mesmo a ser definida como extinto natural do ser humano que aquisição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com