TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação enem sobre conceitos de família

Por:   •  28/5/2019  •  Dissertação  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

o ideal de família tornou-se um estereotipo constitupido por mae, pai e filho(s). Porém a família contemporanea nao apresenta um modelo, em sua maioria nao se encaixa nesse padrão e os conservadores nao concordam com os outros modelos além do estereotipado e arrumam  inumeras justificativas para serem contra a inseminação artificial, por exemplo, ou até mesmo usam o discurso "respeito, mas nao acho normal"

Famílias são instituições sociais que se transformam ao decorrer da história, há muitas famílias contituídas por maes solteiras, que sofrem muito preconceito em nossa sociedade machista, pais solteiros, casais homossexuais, casais sem filhos, filhos adotivos, pais divorciados, esses modelos, segundo o IBGE, constitui 50,1% das famílias, enquanto os outros 49,9% são os ditos "tradicionais". O desenho "Lilo e Stitch" retrata um desses modelos onde a criança é criada por sua irmã mais velha sozinha.

Muitos são contra a adoção de crianças por casais homossexuais, usam como justificativa pro seu preconceito que a criança não será feliz, ficará confusa por der dois pais ou duas maes. Entretanto filhos de gays não são os unicos que crescem sem um dos pais, durante a 2 guerra mundial estima-se que 183 mil crianças americanas perderam os pais, 17,4% das familias são formadas por maes solteiras. Outro argumento é que a criança spfrerá preconceito, bom elas sofrerão mas nao serao as unicas, no ambiente infantil qualquer diferença vira motivo de piadas.

Ainda que o preconceito diminua, ele ainda continuará existindo, mas é preciso que a sociedade se conscientize de que a base de uma família é o amor. A escola poderia trabalhar sobre essas questoes com as crianças e ensina-las a respeitarem aqueles que possuem uma família diferente da sua. É importante tambem que o governo seja menos tolerante com atitudes preconceituosas das pessoas e utilize puniçoes mais severas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (24 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com