TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie

Artigo: Dossie. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

UNIDADE 2

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: ASPECTO FÍSICO E MOTOR

Questões obrigatórias para o dossiê

1. O processo de crescimento é influenciado por fatores endógenos (internos ao organismo) e exógenos (externos ao organismo). A partir da leitura do módulo de Psicologia do Desenvolvimento e/ou outros textos pesquisados, escreva sobre os fatores que influenciam o desenvolvimento pré-natal.

R:

2. A partir de seus estudos, argumente sobre a relevância dos conhecimentos sobre os aspectos do desenvolvimento físico e motor para a prática educativa, exemplificando situações nas quais podemos utilizá-los.

R:

3. Explique a importância da observação médica em relação aos reflexos de um recém-nascido.

R:

4. Em que a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento sadio de uma criança em idade escolar? Leia, pesquise em outras fontes, se necessário, e construa um pequeno texto, argumentando sobre esse assunto. (Mínimo de 15 linhas)

R:

5. As características de crescimento e desenvolvimento físico na adolescência são fortemente influenciadas pela interação de fatores genéticos e ambientais. Pesquise em outras fontes sobre como acontece esse desenvolvimento e faça um esquema, contemplando as principais mudanças físicas ocorridas nessa fase.

R:

UNIDADE 3

O DESENVOLVIMENTO HUMANO: ASPECTO COGNITIVO

Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram os motivos que levaram Piaget a se interessar pela psicologia?

R:

2. Explique, com suas palavras, os conceitos de adaptação, equilibração, assimilação e acomodação, abordados na teoria piagetiana.

R:

3. Segundo a concepção piagetiana, equilibrações sucessivas conduzem a maneiras de agir e de pensar cada vez mais complexas e elaboradas. Esse processo apresenta períodos ou estágios definidos que caracterizam o surgimento de novas formas de organização mental. Caracterize os estágios do desenvolvimento (Sensório-motor, Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais).

R:

4. Segundo Piaget, o pensamento pré-operacional (2 aos 6 anos) apresenta algumas características básicas. Escolha três delas e explique-as com suas palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com