TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê De MEI

Pesquisas Acadêmicas: Dossiê De MEI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  2.680 Palavras (11 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 11

UNIDADE 1

A EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA HISTÓRIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como foi a criação da educação Infantil? Responda, contextualizando historicamente.

A educação infantil foi surgindo muito vagarosamente, no princípio a educação era de responsabilidade única e exclusiva dos pais a criança só tinha contato com adultos, somente no final do século XVIII na Europa começava a se pensar em instituições para educar crianças de zero a seis anos, com a revolução industrial e a chegada do capitalismo a mulheres passam a trabalhar fora e surge então à necessidade deixar seus filhos com alguém é ai que aparecem as conhecidas mães mercenárias, mulheres que cobravam para cuidarem dos filhos de mães operárias.

Somente em 1769, em uma paróquia rural francesa surge a primeira escola, escola de principiantes ou escola de tricotar, tinha como objetivos que a criança perdesse os maus hábitos; adquirir hábitos de obediência, sinceridade, bondade, ordem, etc.; conhecer as letras minúsculas; soletrar; pronunciar bem as palavras e sílabas difíceis; noções de moral e religião etc.

No Brasil foi no, final do século XIX e durante o século XX, a implantação de creche e do jardim-de-infância, ao lado da escola primária, do ensino profissional, da educação especial e de outras modalidades. Leis surgem para melhorar a educação até os dias atuais, mas precisa muito para alcançar um Brasil com educação de qualidade.

2. Atualmente, qual é a finalidade da educação infantil? Responda, comparando com as primeiras instituições de educação infantil que visavam atender à necessidade de mulheres pobres que ingressavam no mercado de trabalho.

Atualmente a finalidade da Educação Infantil é inteiramente pedagógica e educativa, trabalhando com a criança em todos os aspectos, físico, psicológico, intelectual e social, formando cidadãos críticos e responsáveis que possam interagir na sociedade, bem diferente dos objetivos de instituições antigas que visavam simplesmente atender às necessidades das mães trabalhadoras e moldar as pessoas com a função de obedecer sem questionar resolvendo os problemas momentâneos sem pesar no futuro.

3. Descreva a trajetória da educação infantil no Brasil até a atualidade.

No Brasil, as primeiras instituições, surgiram com objetivos assistencialistas atendiam crianças de zero a cinco anos, para dar auxílio às mães trabalhadoras e viúvas desamparadas. Com a ocorrência de muitos acidentes domésticos, alguns segmentos da sociedade passaram a pensar em oferecer um espaço adequado a essas crianças, como creches, jardins de infância e pré-escolas, que tinham como meta combater o alto índice de mortalidade infantil e diminuir os riscos de vida a que a criança ficava exposta, quando se encontrava em situação de insegurança. Até 1970, as instituições de Educação Infantil tiveram um lento processo educativo e pedagógico, mas a partir de 1988, a LDB definiu que as creches e pré-escolas para crianças de zero a seis anos fariam parte do sistema educacional, não sendo obrigatório esse período. Mas isso mudou com chegada da nova Lei n° 12.796, dia 5 de abril, onde os pais serão obrigados a matricular os filhos na pré-escola, crianças com quatro anos de idade devem ser obrigatoriamente matriculadas na pré-escola em todo o Brasil.

4. O material traz informações sobre Froebel e sua contribuição para a educação infantil. Faça uma relação das principais ideias do texto.

Froebel, reunindo teorias de vários educadores, defendeu idéias que inspiraram muitas reflexões pedagógicas. Suas idéias não eram apenas reformar a educação pré-escolar, mas também mexer na estrutura e os cuidados dedicados à infância, tanto na esfera pública como na privada, defendendo que na educação das crianças era necessárias horas de dedicação, tanto que no seu livro “Jogos para a Mãe e Canções Carinhosas”, Froebel transmitia para as mães suas idéias através de poemas, que refletiam os sentimentos, o vínculo maternal, as brincadeiras e principalmente a obediência, onde ele enfatiza que as crianças não poderiam fazer “tudo” e que soubessem diferenciar o certo do errado, ou seja, dar limites. Para Froebel, os jogos eram importantes, pois levavam as crianças a um contato com o mundo.

5. Qual é a mudança proposta pela Lei nº 12.796, do dia 5 de abril de 2013?

É que se torna obrigatória a matricula das crianças com quatro anos de idade na pré-escola, no ensino básico em todo o Brasil.

6. Qual é a sua opinião sobre a mudança proposta? Responda, apresentando, no mínimo, três argumentos.

A mudança proposta veio para melhorar a educação infantil, pois com ela a criança desenvolve mais cedo os seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social com acompanhamento de profissionais qualificados. Assim formando uma visão mais ampla nos anos seguintes, já desenvolvendo a sua fala, escrita, leitura entre outros.

UNIDADE 2

OS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O FAZER PEDAGÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como o professor pode desenvolver a criatividade nos alunos de educação infantil? Cite, no mínimo, três atividades que contribuem para tal finalidade.

O professor deve ter sempre em mente, que não se impõem padrões e regras a serem seguidos, estabelecer algo supostamente correto, bonito ou feio. Sendo assim as crianças começam a desenvolver sua criatividade, através de desenhos, expressão emoções, idéias e pensamentos, os jogos, brinquedos e brincadeiras também são grandes fatores contribuintes para esse desenvolvimento.

2. Considerando o desenvolvimento da criatividade e da percepção visual da criança, explique as fases do desenho infantil.

A primeira fase de desenvolvimento do desenho infantil acontece por volta dos dois anos de idade, elas fazem seus primeiros rabiscos, suas primeiras garatujas. Quando ela adquire mais controle visual, seus traços vão ficando mais firmes.

A segunda fase partir dos quatro anos, os elementos representados nos seus desenhos já são identificados. Aos sete anos, seus desenhos são estruturais e esquematizados, com uma visão simultânea de tempo e espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com