TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTREVISTA AO EMPREENDEDOR

Por:   •  8/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

Empreendedorismo

Entrevista ao Empreendedor[pic 1]


BRUNO MATOS E LUCAS OLIVEIRA

EMPREENDEDORISMO

ENTREVISTA AO EMPREENDEDOR

[pic 2]

Santo Antonio de Jesus-BA

Junho de 2016

Introdução

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o ato de desenvolver habilidades, é buscar oportunidades e torna-las reais. Empreender é executar isso. Empreendedor é aquele que apresenta as habilidades necessárias para colocar essas ideias em prática.

Empreendedores são criativos, responsáveis, proativos, persistentes e líderes. Essas são algumas das características necessárias para realizar tal função.

A importância do empreendedorismo

A importância do empreendedorismo está na geração de riquezas, na movimentação da economia do país, na redução do desemprego e na melhoria das condições de vida da população. Ser empreendedor não significa visar só o seu ganho, não é simplesmente ‘’abrir um negócio’’, mas sim o do público alvo e o meio ambiente.

Tipos de empreendedores

Não existe apenas um tipo de empreendedor, existem algumas categorias para defini-los, porém não há um modelo exato de empreendedor que possa ser identificado, portanto é difícil de rotula-lo. A seguir alguns exemplos de empreendedores:

  1. O Empreendedor Nato:

São empreendedores famosos por seus feitos, visionários desde cedo e que conseguiram alcançar grandes empreendimentos com suas habilidades. Como o nome já diz (Nato = nascido) o empreendedor nato nasce com essa capacidade a frente do seu tempo, e geralmente suas figuras inspiradoras são seus familiares.

  1. O Empreendedor que Aprende

Um dos mais comuns. É o tipo de empreendedor que não planejava ter um empreendimento, porém a oportunidade bateu a sua porta e ele resolveu abraçar a ideia. Geralmente esse empreendedor demora para tomar sua decisão de largar sua carreira em uma empresa para iniciar um negócio próprio, afinal a insegurança de largar sua estabilidade não é nada fácil, mas quando ele resolve aceitar, acaba aprendendo e ganhando as características de um bom empreendedor. Os eventos de disparo para um empreendedor se tornar o tipo 2 podem ser a aposentadoria ou até um possível sócio o convidando para fazer parte de seu empreendimento.

  1. O Empreendedor Serial

Esse tipo de empreendedor se caracteriza pelo amor ao seu trabalho e pela necessidade da criação de múltiplas empresas. É uma pessoa dinâmica e não tem medo de novos desafios.

  1. O Empreendedor Corporativo

São executivos de grande competência que atuam dentro de alguma empresa e tem grandes capacidades administrativas. Não são autônomos, porém possuem a estabilidade do local de trabalho.

  1. O Empreendedor Social

É o empreendedor humanitário, que se preocupa com o bem-estar da população, procura a mudança da sociedade para algo melhor e total. Não visa lucro.

  1. O Empreendedor por Necessidade

O empreendedor por necessidade inicia seu negócio porque precisa, por algum evento de disparo (como uma demissão, por exemplo) que o forçou a tomar essas medidas empreendedoras. Apesar de seu esforço, não contribui para a economia do país. São simples e pouco inovadores.

  1. O Empreendedor Herdeiro

O empreendedor herdeiro segue levando a frente o legado de sua família. Ele precisa multiplicar o que foi lhe deixado de herança.

  1. O “Normal” (Planejado)

É o mais completo dos tipos, planeja seu futuro e tenta minimizar o máximo possível de riscos.

Entrevista

Isabela Martins, 35 anos, mãe de dois filhos, capoeirista a 20 anos, moradora do bairro Maria Preta há mais de 15 anos, influenciada pela necessidade do aumento de renda, inspirada por seu mestre Buguelo e usando sua paixão pela capoeira surgiu a ideia do empreendimento.

Sem empreendedores na família, Isabela não possuía modelos familiares a seguir. Tendo a decadência do próprio salário como evento de disparo, iniciou seu centro de capoeira a dois anos atrás com o intuito de aumentar sua renda.

 Na faculdade apenas estudou, nem sequer sonhava em dar aulas de capoeira. Estudante de pedagogia, foi professora por 11 anos, ensinando crianças do primário até o 5º ano, experiência essa que a ajudou com as crianças que ensina.

 Teve o início de seu negócio em sua casa, pelo seu amplo espaço. Após alguns meses dando aulas em sua garagem, transferiu suas aulas para o Estúdio Cileia e então passou a dar aulas na AABB; porém seu centro foi retirado do local por dois anos, atendendo a pedidos de, como ela descreve, ‘’rivais da capoeira’’. Porém, dois anos depois da decisão ela voltou para o mesmo local, onde se encontra atualmente.

Antes da abertura do seu negócio, possuía a vontade de ser contratada com a carteira assinada para ser professora de capoeira em algum colégio, porém não é um serviço que exista por enquanto, mas num futuro próximo ela espera que isso aconteça para poder se ocupar na área que a mesma gosta. Seu desejo em seu empreendimento é que as crianças aprendam do seu jeito, ultrapassem seu potencial e que ultrapassem até ela mesma, algo que ela não via na escola; como ela diz ‘’ Se na sala de aula um aluno ultrapassa seu potencial, ele muda de turma. Eu não gostava disso. ’’. Antes do negócio, além de professora ela se tornou Analista do INSS, profissão que mantém até hoje.

Suas forças para continuar são a persistência e determinação em seguir seu sonho e ampliar seu negócio; sua fraqueza é a preguiça, o desejo de poder fazer vários nadas (coisa comum do ser humano). Isabela diz que lida com o fracasso como uma oportunidade de aprendizado para que não se repita e para tornar seu empreendimento cada vez melhor.

Como sócio ela contou com a ajuda de seu antigo mestre, Buguelo, que deu forças em seus primeiros passos e que a auxilia até hoje caso ela precise de alguma instrução ou precise aprender algum movimento novo; Isabela conta também com a ajuda de seu atual companheiro, que aparenta ser excelente capoeirista e ajuda a colocar as aulas em ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (311.9 Kb)   docx (209.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com