TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO

Por:   •  22/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        10

4        PLANO DE AÇÃO        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, no que se refere ao Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares à aluna do 6º período Rosilene Conceição Ribeiro dos Santos.

O Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares tem por objetivo aprimorar os conhecimentos relacionados à gestão escolar e sua importância na formação do pedagogo, além de permitir um amplo entendimento dos aspectos pedagógicos e administrativos da escola juntamente com seu sistema de ensino.

No contexto atual, devido à pandemia do COVID-19, tem-se observado o quão essencial se tornou uma boa educação escolar, pois é possível perceber que, para o bom funcionamento da escola e permanência dos alunos é indispensável pensar na gestão escolar como uma área de atuação sólida, a qual viabilizará a qualidade do ensino e todas as questões que envolvem projetos pedagógicos e recursos da instituição.

O Estágio Curricular Obrigatório III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares fora reformulado de acordo com a situação pandêmica e é de grande relevância para a formação acadêmica, o que desperta aprendizado e sensibilidade para o entendimento da profissão. É esse tipo de experiência que faz com que os profissionais da educação precisem assumir responsabilidades na prática presencial ou online. Compreensivelmente, é necessário responder com flexibilidade às mudanças valorizar o conhecimento da área em questão.

O estágio iniciou-se no dia 08 de fevereiro de 2021 e se estendeu até o dia 26 de abril de 2021, abordando as seguintes temáticas: leituras obrigatórias, regimento escolar, atuação da equipe diretiva e plano de ação.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A leitura traz alguns aspectos importante a respeito do papel do pedagogo e suas diversas atuações, sinalizando que este profissional da educação atue onde seja necessário organizar, fazer planejamentos e analisar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências.

O texto trata da educação formal, informal e não formal, apontando o papel da prática docente perante a sociedade que envolve não apenas a escola mas, também, outros ambiente como museus, hospitais, presídios, empresas, mídia e outros ambientes educacionais.

           De acordo com Alvarez e Rigo (2018), entende-se que o profissional de Pedagogia deve obter conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem aplicação constante do seu potencial de estudo. É importante também que o professor tenha em sua totalidade a capacidade de planejar e executar o que lhe é solicitado.

           No ambiente escolar Libâneo (2010, p. 58-59) as atividades serão a de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional. Também poderá se tornar especialista da ação educativa escolar operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais etc.). Poderá ainda ser especialista em atividades pedagógicas atuando em órgãos públicos, privados e públicos não estatais, envolvendo associações populares, educação de adultos, clínicas de orientação pedagógica/psicológica, entidades de recuperação de pessoas com deficiência, etc. Poderá exercer a função de instrutor, técnico, animador, consultor, orientador, psicopedagogo e outras.

             Na área da educação, a Pedagogia Hospitalar tem se mostrado como suporte para propagar o conhecimento. Conforme Matos e Mugiatti (2007), a Pedagogia Hospitalar:

É um processo alternativo de educação continuada que ultrapassa o contexto formal da escola, pois levanta parâmetros para o atendimento de necessidades especiais transitórias do educando, em ambiente hospitalar e/ou domiciliar (MATOS; MUGIATTI, 2007, p. 37).

Alvarez e Rigo (2018) enfatizam que o pedagogo que está inserido no contexto empresarial tem o objetivo de incentivar os membros da empresa na sua rotina de trabalho com motivações e auxílio nas dificuldades que surgem.

Nos museus, segundo Alvarez e Rigo (2018), as atividades desenvolvidas pelo educador dentro do museu, portanto, destinam-se a permitir aos visitantes a concepção de memória cultural e sua ligação com a atualidade; o mesmo irá trabalhar de forma multidisciplinar junto à equipe que compõe o museu.

Já nos presídios, a educação no ponto de vista dos autores Alvarez e Rigo (2018), tem o intuito de promover a integração do sujeito privado da liberdade à educação, melhorando assim as possibilidades desses indivíduos. Ainda de acordo com este decreto, espaços próprios para o desempenho dessa ação pedagógica devem ser criados nos presídios, isto possibilitará ao detento uma qualidade e oportunidade do contato com a educação.

Sendo assim, fica claro que a atuação do pedagogo supera a sala de aula e o ambiente escolar. Seu trabalho, seja formal ou informal, pode atender variadas áreas em que se aplica a prática multidisciplinar.

Todos os campos de atuação da Pedagogia acima citados compõem espaços aos quais é possível implementar projetos e formas de operar de acordo com a demanda daquele local em específico.

Dessa forma, é legitimo pensar nos desafios vindouros nestas áreas e incentivar ainda mais a busca pelo conhecimento principalmente nas grades curriculares dos cursos de Pedagogia para, assim, auxiliar na formação dos futuros pedagogos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (229.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com