TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ambiental

Por:   •  14/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6


Curso – Gestão Ambiental

Unidade ...........

PROJETO

Educação ambiental: como cultivar uma horta vertical

 AUTORES

Introdução [pic 1]

Desde o início da civilização o ser humano degrada o meio ambiente, a preocupação em preserva-lo ou usá-lo de forma sustentável veio somente depois da percepção que os recursos naturais podem se esgotar e que conforme a natureza é degradada os seres humanos é quem vão sofrer as consequências.

A educação ambiental é um processo participativo; onde há uma interação entre homem e natureza, essa interação quando iniciada nos primeiros anos de vida, antes mesmo de a criança começar a frequentar a escola, traz grandes mudanças quando está se torna adulta, logo que suas ações são sempre voltadas para a sustentabilidade e conservação do meio ambiente.

A escola nesse contexto tem papel preponderante para fortalecer essa consciência ecológica; levar à educação uma dimensão ecológica transforma a maneira de como os alunos vem a natureza ao seu redor; para que as crianças tenham interesse em manter o contato com a natureza implantar projetos voltados para o cuidado e manutenção do meio ambiente é de vital importância, porque transmite aos alunos o dever de cuidar do ambiente em que estão inseridos. Segundo (Meirelles; Santo, 2005) “O desafio de um projeto de educação ambiental é incentivar as pessoas a sereconhecerem capazes de tomar atitudes”. Essas atitudes por mínimas que sejam servem de base para se trabalhar a consciência ecológica nos mais variados níveis escolares.

O objetivo da educação ambiental é desenvolver habilidades e modificar as atitudes das pessoas em relação ao meio ambiente, esse processo não deve permanecer somente com crianças, ele deve ser estendido a todas as pessoas que circundam essas crianças e os próprios educadores; proteger a natureza é tarefa de todas as pessoas e não há limite de tempo para isso, logo que a natureza sempre está em constante ameaça.

Problematização[pic 2]

Apesar de temas como sustentabilidade e educação ambiental estarem em plena divulgação ainda são poucos os projetos iniciados em escolas que tomam grandes proporções ou notoriedade.  Então o grande desafio é levar um projeto de educação ambiental simples porem que os alunos tenham total interação com o meio ambiente, procurar maneiras criativas de incentivar a continuidade do projeto e ultrapassar os muros da escola levando a educação ambiental para as casas destes.Despertar noções de sustentabilidade e criar cidadãos conscientes através de projetos são formas de moldar uma sociedade para que no futuro ela seja exemplo, a escola é a base dessa transformação, por tal motivo começar implantando atitudes sustentáveis em escolas em todo e qualquer nível escolar é de grande importância.

Hipótese[pic 3]

Com práticas sustentáveis é possível transformar crianças em adultos responsáveis e preocupados com o meio ambiente ao seu redor.Implementar projetos educacionais que envolvam o meio ambiente e a crianças pode fazer com que elas tenham maior interesse com o ambiente ao seu redor.

Objetivos

Objetivo geral[pic 4]

Aplicar práticas sustentáveis dentro da escola, através de projetos de educação ambiental que envolva a interação entre crianças e meio ambiente; conhecer o meio ambiente onde estão inseridos; verificar a diferença entre educação ambiental nos níveis escolares a serem trabalhados e aplicar atitudes sustentáveis na escola.

Objetivo especifico [pic 5]

Ensinar práticas de sustentabilidade através da montagem de uma horta vertical onde os alunos terão total contato com a montagem e cuidado da horta, adquirindo hábitos sustentáveis e responsabilidade ecológica. Promover a interação entre crianças e meio ambiente.

Revisão de literatura[pic 6]

Através da educação ambiental podemos ensinar aos alunos práticas sustentáveis e de baixo custo que se implantadas de forma adequada proporcionam grandes mudanças no ambiente escolar. Despertar nos alunos a necessidade e o interesse deles em cuidar do meio ambiente deve ser uma das primícias da educação ambiental, levantar questões que abordem a problemática da degradação ambiental e o uso irracional dos recursos naturais devem fazer com que os alunos desde o início vejam a educação ambiental como meio de aprender a preservar o meio ambiente.

Transformar o pensamento do aluno, moldar seu caráter ambiental é papel importante que a escola desempenha. Proporcionar o acesso a projetos de educação ambiental transforma a forma de aprender do aluno.” A Educação Ambiental é concebida inicialmente comopreocupação dos movimentos ecológicos com a prática de conscientização capaz de chamar aatenção para a finitude e má distribuição do acesso aos recursos naturais e envolver oscidadãos em ações sociais ambientalmente apropriadas.”(Carvalho, 2006)

“Entende-se que educação ambiental pode ser aplicada de diversas formas, mas comuma única finalidade, construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes ecompetências voltadas para a conservação do meio ambiente”.(Dias, 1992)preservar o meio ambiente se tornou dever de todo cidadão não importando sua idade, quanto mais cedo começamos a moldar estes valores estes durarão toda a vida de nossas crianças, “a educação ambiental só será eficaz, se levar os alunos a terem percepção do mundo que os cerca, “envolvendo-os de forma a despertar uma consciência crítica que busca soluções para o problema”. (Kindel, 2006)

Os problemas ambientais são sérios e sem o cuidado necessário as futuras gerações sofrerão as consequências do desgaste da terra. Trabalhar uma educação ambiental de qualidade requer criatividade e total interação e dedicação com o meio ambiente; “a educação ambiental propicia o aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente.” (Pádua e Tabanez, 1998).

Transformar atitudes e criar ambientes sustentáveis são práticas que a educação ambiental ajuda a desenvolver, “a educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento, desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educandos.”(Reigota1998). A interação criança e meio ambiente desperta a curiosidade e instiga a criança a se tornar adepto a práticas de sustentabilidade visando o cuidado e a preocupação com o ambiente onde está inserida. “Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (454.2 Kb)   docx (759.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com