TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Planejamento

Dissertações: Empreendedorismo E Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 2

Empreendedorismo e Planejamento

O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma ideias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade.

Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.

“Dentro do principio “Trabalho por trabalho”, empreendedores e empregados têm, em tese a mesma carga. A diferença esta num outro aspecto: o da responsabilidade. A do empreendedor certamente é maior”.

(DEGEN Ronald. O empreendedor,1989, p.303)

O planejamento visa proporcionar condições racionais para que a empresa seja organizada e dirigida com base em certas hipóteses a respeito da realidade atual e futura.

Planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizada ou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar. Para ser bem-sucedido, o empreendedor precisa planejar o seu negócio, improvisar jamais, saltar no escuro não é exatamente uma boa pedida.

Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento seja pela ansiedade em iniciar o novo negócio, seja pela descrença no instrumento ou mesmo pela desinformação sobre como elaborar um planejamento.

“O planejamento da produção é vital para o sucesso da empresa: fudamenta-se na previsão de vendas como base no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir”.

(CHIAVENATO Idalberto, planejamento e controle de produção, 2008, p.50)

Muitos querem ter seu próprio negócio. Deixar de ser empregado para ser microempresário é o sonho de boa parte dos brasileiros, o que coloca o Brasil entre os países mais empreendedores do mundo.

Conclusão Pessoal

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização e etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa “especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos”.

Planejar é parte essencial do processo empreendedor, mas execução é sinônimo de fazer acontecer. Execução eficiente só se consegue com conhecimento e preparo o que em muito é aperfeiçoado através de um bom planejamento. Então, podemos dizer que o certo é a execução aliada a um bom planejamento. Porém, muitos podem se perguntar: quando o empreendedor não planeja adequadamente (o que ocorre com muita frequência), mesmo assim a execução pode ser eficaz? A resposta é sim.

Empreendedores que planejam se antecipam aos fatos e provavelmente devem ter reservas para momentos como este que estamos vivenciando. Agora é momento de entender porque é importante aliar visão estratégica com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com