TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar não é Transferir Conhecimento

Artigos Científicos: Ensinar não é Transferir Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Paulo Freire

1 Um dos maiores desafios da sociedade atual consiste na elaboração e execução de uma vertente educacional que busque a diversidade de pensamento, a qualidade do ensino e a efetiva consolidação da teoria ensinada com a prática vivenciada por docentes e alunos.

A necessidade e a busca pelo saber são prioridades humanas vividas desde o começo da humanidade, visto que, o ser humano anseia por desvendar os diversos mistérios e questionamentos que o cercam sobre a natureza, a vivência diária, as inter – relações constituídas na sociedade, esobre sua própria mente e indagações que surgem a todo o momento.

A educação infantil é a primeira etapa de inserção do indivíduo no ambiente educacional, nesta fase inicia-se a compreensão básica do que é o saber e como podemos adquiri-lo e construí-lo a cada dia. Iniciam-se as metodologias de ensino e letramento durante a fase inicial da alfabetização.

Durante o período da educação infantil os alunos conseguem compreender melhor o seu papel de ser pensante e reflexivo mediante a tudo o que acontece a sua volta, aprendem de maneiras peculiares como tudo o que pensam, falam e fazem tem um porque ou determinada razão.

O ensino fundamental é a etapa de aprofundamento racional dos indivíduos, baseando-se em teorias e metodologias educacionais que alcancem resultados satisfatórios de aprendizagem, tudo o que é visto e passado pelo docente dentro e fora de sala de aula é estruturado em correntes teóricas, que foram testadas e comprovadas por pensadores diversos.

Os resultados do que foi proposto pelo docente são conferidos através de avaliações de caráter classificatório ou não; Avaliações baseadas em questionamentos pré - estabelecidos por cada disciplina estudada.

Tudo o que é ensinado e estudado em todas as etapas de escolarização do ensino no Brasil é regulamentado e autorizado pelo MEC (Ministério da Educação).

Ao longo da instituição das práticas de ensino no Brasil foi visto a necessidade de regulamentar e padronizar asmetodologias e práticas de ensino em todo o país, pois, a falta de uniformização causava níveis educacionais variados, difícil acesso a educação para todos os cidadãos de forma igualitária e garantida, e falta de apoio curricular aos docentes que lecionavam em todo o país.

Daí surge à idealização e realização da criação do MEC (Ministério da Educação), órgão responsável por garantir que a educação seja única, pública, laica, obrigatória e gratuita a todos os cidadãos brasileiros sem distinção de qualquer tipo.

As dificuldades encontradas pela educação atual abrangem diferentes aspectos que vão desde a estrutura curricular a adaptação do que é ensinado em sala de aula com a realidade vivida por cada aluno. A padronização das metodologias de ensino facilitou a instituição de um ensino igualitário em todas as partes do país, mas, acarretou para os docentes uma limitação na forma como transmitir o conhecimento, pois, tudo o que é ensinado foi pensado de forma generalizada, não levando em conta as diferenças culturais, sociais e intelectuais dos alunos.

Isto está causando de certa forma uma educação surreal, que não consegue incorporar o ensino teórico a vivência prática do saber na vida de cada indivíduo. É visto que em determinada parte do país o nível econômico é mais alto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com