TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores

Seminário: Escritores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Seminário  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

Luís Vaz de Camões foi poeta Português, hoje muito reconhecido pela história da literatura portuguesa, sua obra mais famosa foi “Os Lusíadas” que foi publicada em 1572, nela Camões trouxe características muito claras do renascimento, trazendo referências ao humanismo, e as expedições ultramarinas e os feitos heroicos dos portugueses, além de se utilizar de fatos históricos e mitologia ao longo de sua narrativa.

Foi um grande representante do Classicismo, apresentava características literárias tais como as características eruditas do renascimento, expressava em suas obras os dramas humanos amorosos ou até mesmo cotidianos, inspirava-se na maioria das vezes em trovas populares e suas obras apresentavam grande perfeição geométrica com sonetos e redondilhas.

Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro, um dos grandes nomes do realismo, sendo que ele foi o primeiro a utilizar esse estilo literário introduzindo-o no Brasil. Suas primeiras obras eram ligadas a literatura romântica que foi chamada sua primeira fase, porém durante sua carreira como escritor sofreu uma drástica mudança em estilo e conteúdo, adotando características como, espirito critico, irônico, pessimista e passou a fazer reflexões sobre a sociedade brasileira, e aí se deu a segunda fase de seu estilo literário. Tratava em suas obras de temas polêmicos e de valores da época, muitas de suas obras tinham como tema principal o amor e relacionamentos.

Eça de Queirós escritor português, responsável pela introdução do realismo em Portugal e maior representante da prosa realista, inicialmente era considerado por renovar o romantismo, mas foi deixando o romantismo para se dedicar a obras que apresentavam uma visão critica da sociedade. Durante sua carreira literária utilizava novas combinações de palavras, e evitava o “comum”, criando formas de expressão, introduziu neologismos e usava características que foram antigamente usadas por Almeida Garrett. Tinha como temas em suas obras abordagem do cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor.

Aluízio de Azevedo escritor brasileiro, que teve suas obras divididas em românticas e naturalistas, suas obras românticas na verdade eram feitas em maioria para agradar o publico da época e vender bem, já as naturalistas expressavam sua visão sobre a sociedade do país e do mundo, nesse estilo teve maior importância sendo que é considerado implantador do naturalismo no Brasil. Procurava expressar o máximo da realidade em suas obras, tanto que seus personagens na maioria das vezes eram inspirados em pessoas com as quais ele conversava antes, a fim de transmitir o máximo de realismo possível aos leitores, além de ser um grande critico social, e tinha como temas principais de suas obras o anticlericalismo, a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e a vida do povo humilde.

Luís de Camões, natural de Portugal, nascido por volta de 1524, filho de Simão Vaz de Camões e Ana de Sá e Macedo. Fez parte do exército, e viajou em expedições para a Índia em 1553, China em 1556 e retorna a Lisboa em 1570 já com os manuscritos do poema “Os Lusíadas”. Durante sua vida amou uma jovem chinesa chamada Dinamene, que morreu afogada em um naufrágio, a ela foram destinadas muitas obras do autor que se lamentava por sua morte. Luís Vaz de Camões morre em Lisboa, Portugal, no dia 10 de junho 1580, em absoluta pobreza.

Autor do famoso poema “Os Lusíadas” publicado em 1572, com ajuda do rei D. Sebastião, esse poema tem fragmentos de elementos épicos e líricos, trazendo referência ao humanismo e as expedições ultramarinas que são características claras do renascimento de Portugal. No decorrer da história Camões se utiliza de fatos históricos e mitologia grega, para narrar à descoberta do caminho das Índias entre outros feitos heroicos da história dos portugueses, e inclui ainda feitos líricos sem nenhuma relação com o tema central (oque acaba diferenciando essa obra das outras epopeias clássicas). Foi um poema inspirado na obra “A Eneida” de Virgílio.

Inspirava-se em canções e trovas populares escrevendo poesias que lembravam cantigas medievais, possuía características eruditas do renascimento. Em seus poemas expressava os dramas humanos, amorosos ou existenciais. Foi um grande representante do Classicismo, contendo obras e sua maioria caracterizadas por uma perfeição geométrica, compostas de sonetos e redondilhas.

Obras de Camões

1572- Os Lusíadas

Lírica

1595 - Amor é fogo que arde sem se ver

1595 - Eu cantarei o amor tão docemente

1595 - Verdes são os campos

1595 - Que me quereis, perpétuas saudades?

1595 - Sobolos rios que vão

1595 - Transforma-se o amador na cousa amada

1595 - Sete anos de pastor Jacob servia

1595 - Alma minha gentil, que te partiste

1595 - Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

1595 - Quem diz que Amor é falso ou enganoso

Teatro

1587 - El-Rei Seleuco.

1587 - Auto de Filodemo.

1587 - Anfitriões

http://www.e-biografias.net/luis_camoes/

Joaquim Maria Machado de Assis nascido no Rio de Janeiro e criado no morro do Livramento, era filho de Francisco José Machado de Assis e de Leopoldina Machado de Assis, não tendo frequentado regularmente a escola teve instrução educacional por conta própria, vivia uma vida humilde ajudava a família como podia.

Aos 14 anos perdeu sua família, e aos 16 começou a trabalhar no jornal “A Marmota” onde publicou seus primeiros versos como aprendiz, foi convidado para colaborar no “Diário do rio de Janeiro” e aí começou a escrever suas comédias teatrais e livros de poemas.

Casou-se com Carolina Augusta Xavier de Novais em 1869 contra a vontade da família da moça, o casamento durou 35 anos, sem filhos.

Na década de 1870, Machado publicou os poemas "Falenas" e "Americanas"; além dos "Contos Fluminenses" e "Histórias da meia-noite". Publicou os romances: "Ressurreição" (1872); "A Mão e a Luva" (1874); "Helena"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com