TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Dissertações: Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  5.058 Palavras (21 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 21

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

LUIZ FERNANDO SANTOS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

BRASÍLIA

2008

Luiz Fernando Santos

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório apresentado como requisito parcial para a conclusão da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade FORTIUM, orientado pela Profa. Ma. Scheyla Brito Alves.

BRASÍLIA

2008

Dedico este relatório à professora Cristiane e a Coordenadora Janisleia. Devo reconhecer que a dedicatória vai além, uma vez, que as influências percebidas no texto remetem-me ao aos três primeiros semestres de importância singular na definição de educador que procurei trabalhar no Estágio Supervisionado. Assim incluo nessa dedicatória ainda três educadores que estiveram nessa perspectiva: Dioney Gomes, Mário Bispo e Veruska Machado.

AGRADECIMENTOS

Agradeço as professoras Scheyla e Cristiane a orientação para concretização do relatório do estágio supervisionado.

Educar é libertar-se.

(Paulo Freire)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 6

2 DESENVOLVIMENTO 7

2.1 OBSERVAÇÃO 8

2.2 PARTICIPAÇÃO 12

2.3 REGÊNCIA 16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

4 REFERÊNCIAS 22

5 ANEXOS 23

1. INTRODUÇÃO

1.1 O ESTÁGIO

Sabemos que o registro paciente, rigoroso, observador, qualificado, e diário para alcançar um resultado final de um trabalho de pesquisa, é a condição primeira para que um acadêmico perceba o começo concreto do exercício de sua profissão, seja a continuidade na pesquisa- bacharelado- seja na licenciatura na comunidade escolar.

A lei n.º lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 sobre o Estágio Curricular, afirma:

Art. 1o Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

A Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação de 18 de fevereiro de 2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior afirma que o estágio deve ser desenvolvido a partir do início da segunda metade do curso e ser avaliado conjuntamente pela escola formadora e a escola campo de estágio. A Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de formação de professores da Educação Básica em nível superior, determina, em seu artigo primeiro, item II, que sejam dedicadas 400 (quatrocentas) horas ao estágio curricular supervisionado.

A Faculdade Fortium divide essas 400 (quatrocentas) horas em 200 horas para estágio no Ensino Fundamental de 5º ao 9º (quinto ao nono ano) e mais 200 horas do 1º ao 3º ano de ensino médio

O exercício profissional de educador e professor pelos cursos de licenciatura, objetiva cumprir uma nova etapa no curriculum do formando, um acadêmico que necessita se defrontar com a sua responsabilidade e social de educador e professor.

O Estágio Supervisionado I realizado na Escola Estadual Carlos Drumond de Andrade, no período de 10 a 18 de setembro de 2008, do 5º ao 9º ano, colocou-me diante de uma realidade distinta do Distrito Federal e mais próxima de um contexto real nacional, e o veremos posteriormente na observação.

Tomar a iniciativa de ver “in loco” como ocorre a prática de educar e educar-se é uma missão que todos licenciandos devemos buscar. A simples contemplação ou a especulação acerca da educação não cumprirá jamais o objetivo de educar, uma vez que a educação envolve participação, “militância”, vocação. Tais condições vão ser adquiridas com a participação “in loco”. Ser professor está além de passar conteúdos em sala de aula porque à sua frente estão dezenas, centenas e milhares de seres humanos que estão sendo formados mirando-se em seu mestre que está ali em sua frente. Centenas e milhares de crianças, adolescentes e adultos tiveram a sua trajetória alterada positivamente ou negativamente por meio do professor.

O estágio supervisionado visa apresentar esse “universo” da comunidade escolar, com suas contradições, seu devir (movimento), as exigências específicas relativas ao trabalho e aquelas as quais chamamos de para educar e “educar-se”, como preconizava Paulo Freire sensível ao tema que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com