TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Artigos Científicos: Estágio Supervisionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

Alexsandra da Silva Rocha 343062

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL II

FEIRA DE SANTANA – BA

2013

ALEXSANDRA DA SILVA ROCHA 343062

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera

UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental II

FEIRA DE SANTANA – BA

2013

SUMÁRIO

Cronograma do Estágio Supervisionado___________________________04

Ficha de Identificação do Aluno__________________________________05

Introdução____________________________________________________06

Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Educação Infantil

1 – Observação e Interação na Escola_______________________________07

2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola________________________________________________________07

3 – Plano de Aula_______________________________________________09

4 – Regência___________________________________________________11

Considerações Finais __________________________________________12

Referências Bibliográficas ______________________________________13

CRONOGRAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO ESTÁGIARIO

Nome do Estagiário (a): Alexsandra da Silva Rocha

RA: 343062

Curso: Pedagogia

Semestre: 6°

Ano: 2013

Início do estágio: 06/11/2013

Término do estágio: 14/11/2013

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Minhas Crianças, que pertencente à rede municipal de ensino, foi muito enriquecedor, como já tinha feito outros estágios na instituição, me familiarizei muito rápido.

Este Estágio Supervisionado teve como objetivo trabalhar no ensino fundamental II da Escola Municipal Minhas Crianças, localizada na Rua– Aymore n° 378 – Parque Ipê, Município de Feira de Santana, Estado da Bahia. No período de 06 de novembro a 14 de novembro 2013, com carga horária semanal de 4 horas aulas. Estive acompanhando as atividades escolares propostas, as atividades desenvolvidas pelos alunos, e o andamento das atividades realizadas no 4° ano do ensino fundamental II, composta por 18 alunos com idade entre 09 a 16 anos, no período matutino, na referida escola, pautando-me no critério da observação participante.

A função do estágio é proporcionar ao acadêmico a procurar por ele mesmo, a resposta para suas dúvidas, através da pesquisa social, colocando em prática o que se aprendeu na teoria. O estágio deve servir de base para que o futuro profissional não seja qualquer um e sim um bom profissional com capacidade de ter suas próprias iniciativas e argumentações. Neste contexto, Marques (2003), afirma que

dirijam-se os alunos estagiários a seus possíveis campo de atuação profissional, não com o intuito de neles atuar para modificar algo, mas impulsionados pela necessidade de melhor conhecê-los, de buscar respostas as suas indagações sobre eles, de testar suas hipóteses [...]. Busquem eles formas mais concretas de aprendizagem, sem a competência comunicativa e ampliada, as capacidades de observar e refletir, de elaborar suas próprias conclusões( p.95).

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1 – Observação e Interação na Escola

Na data e horário previsto para início do estágio, fui até a sala do 4° ano conversar com a professora regente da sala Priscilla, que me recebeu muito bem, apresentei-me aos alunos que foram muito acolhedores e receptivos.

A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A referida escola se mantém com doações da comunidade e verbas recebidas pela prefeitura A Escola Minhas Crianças , atende crianças de (2 anos ao 5° ano do ensino fundamental II), quanto à estrutura física, a escola conta além das salas de aulas, com uma secretaria equipada com um arquivo, armário de aço, mesa com cadeira um bebedouro. Uma cozinha equipada com um fogão industrial de quatro bocas, uma geladeira, um freezer horizontal, liquidificador, pia, 2 banheiros, sendo um adequadamente ao uso dos pequenos. A escola não possui espaço para atividades físicas.

Almoxarifado com mesas e armários. As salas são equipadas de forma adequada para atender as crianças conforme as suas necessidades. A socialização é feita principalmente na roda de conversas, onde as crianças falam e discutem a respeito de assuntos variados. Os materiais didáticos utilizados são diversos: livros, revistas, tintas, giz de cera, papel, jornal, lápis de cor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com