TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Pesquisas Acadêmicas: Estágio Supervisionado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivos:

Estimula a coordenação motora, desenvolve o imaginário da criança, leva a criança a associar as letras com palavras variadas.

Recursos: Lápis de cor, giz de cera, folha de papel A4.

Quando cheguei para realizar o estágio fui bem recebida pela professora Sueli e pelas crianças. Observei que a professora tem ótimo domínio da turma, conduzindo a aula com organização, atividades que favorecem o aprendizado. Utilizam temas de projeto para cada semana tomando como referência para criação de atividades diversificadas.

A diretoria da escola fornece todos os materiais didáticos para que os professores possam fazer um trabalho de qualidade. As crianças são bem recebidas ao chegarem à sala de aula, sentam em mesas que são coletivas, a professora canta uma música de acolhida. Logo após a professora começa a seguir a atividade que é dividida no organograma da semana, que é a linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, artes visuais, musica, movimento e identidade e autonomia.

Faz junto com as crianças a leitura do alfabeto, e cada criança mostra a sua letra inicial do nome, lê os numerais juntos e cantam a música da minhoquinha, na chamada todos participam, falando veio, não veio. O calendário e tempo, também são feitos. Essas atividades são realizadas todos os dias, na hora do café, as crianças fazem fila, passam álcool gel nas mãos ao som de uma canção a qual a professora canta para eles, se dirigem ao refeitório para fazer a primeira refeição, antes de comer eles cantam a música do meu lanchinho. À hora da higiene ocorre depois do café, aonde as crianças vão ao banheiro e lavam as mãos.

Observei que a matemática, na hora do calendário, da contagem de quantos alunos vieram no dia, nas músicas que são cantadas também, a sala possui um relógio de parede. "Deve-se considerar o rápido e intenso processo de mudança vivido pelas crianças nessa faixa etária. Elas apresentam possibilidades de estabelecer vários tipos de relação (comparação, expressão de quantidade), representações mentais, gestuais e indagações, deslocamentos no espaço." (RCNEI,1998,p.213)

Na sala a linguagem oral e escrita está presente em todo momento, as paredes com cartazes com cantigas de roda, parlendas, musicas, relacionado com o projeto que estão trabalhando, que é o dia das mães. A roda de conversa é feita diariamente, há a interação com os colegas e aprende-se a escutar, discutir regras e argumentar, onde acontecem relatos das experiências vividas pelas crianças, à professora puxa o assunto, qual é o nome da mamãe e encaminha para a conversa, ha interferência do educador como propositor e dinamizador dos diálogos.

Observei-me durante a rodinha a pratica de linguagem oral e escrita às crianças brincam com as palavras com muita facilidade quando estão cantando as músicas, elas imitam as vozes, usam o tom de voz se necessário. "O uso da linguagem se constitui na condição mais importante do desenvolvimento das estruturas psicológicas superiores (a consciência) da criança." (VYGOTSKY, 1978, p. 59).

A professora explicou sobre a atividade, que eles procurassem na revista presente que gostaria dar para a mãe, que iria colar em uma folha. Teve burburinho de conversas e gestos entre os pequenos, falando sozinhos ou com os outros. Para a linguagem oral se desenvolva, cabe o professor reconhecer a intenção comunicativas dos gestos e balbucios das crianças, respondendo a eles, e promover a interação no grupo. A professora levou os alunos para o banheiro e depois lavar as mãos, para comer frutas. Para uma atividade de lazer diferente, a professora levou os alunos para o parque da escola, onde fez atividades com bola, assim deixando eles a vontade. Quando observei as crianças no parque percebi a felicidade que transparecia em seu rosto, o que me deixou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com