TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2 Atps Teorias Da Administraçao

Artigo: Etapa 2 Atps Teorias Da Administraçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 – Refletir com sua equipe a respeito do filme Tempos Modernos comparando o estresse do personagem da época com o estresse que nós vivemos hoje nas empresas. Apontar diferenças e semelhanças em um relatório de no máximo duas laudas.

No filme Tempos Modernos, o personagem principal Carlitos, interpretado por Charles Chaplin, trabalha em uma fábrica onde sua função na produção é de apertar os parafusos. Logo nas primeiras cenas podemos ver as semelhanças entre a empresa daquela época e a indústria de hoje, os funcionários de chão de fábrica sempre trabalham mais e ganham menos, outra semelhança com as fábricas e empresas de hoje, é a ideia de sempre diminuir o custo e aumentar a produção, e também a modernização das máquinas, cada vez mais diminuindo o trabalho do homem e substituindo por máquinas que produzem mais em menos tempo.

Por ter a atividade de apertar os parafusos sem parar durante muito tempo sem pausa, Carlitos começa a ficar estressado e quando termina seu turno sai da máquina e continua “apertando” com a chave tudo o que vê pela frente, por esse motivo é demitido e internado em um hospital. Esse tipo de situação também acontece atualmente, e não precisa necessariamente ser somente com operadores, em funções administrativas também há muitos casos que as pessoas sofrem de estresse por conta das cobranças, prazos curtos, muito trabalho e quadro de funcionários enxuto, pois com a globalização e a constante competição no mercado de trabalho e na concorrência, as empresas querem fazer “mais com menos”, ou seja, pouco custo querem ter mais lucro.

Após sair do hospital, o personagem se depara com a crise de 1929, e não consegue mais emprego pois muitas fábricas fecharam, então ele começa a sofrer o estresse do desemprego, da pobreza, começa a ver as diferenças entre as classes sociais, o capitalismo. A diferença de hoje é que os operadores até conseguem empregos em outras fábricas, atualmente eles até podem escolher em qual empresa irá trabalhar devido a mão-de-obra escassa que temos, então quanto mais qualificado e especializado ele for, mais opções de emprego ele tem.

Por conta do estresse de Carlitos e a dificuldade que ele passa na procura de emprego, acaba na impulsividade e entra em outras confusões, até é preso, e por conta de sua classe social sempre fica na dificuldade de encontrar emprego e conseguir mudar de vida. Essa também é outra semelhança com a vida das pessoas hoje, o estresse pode ser perigoso pois quando se passa por isso a pessoa acaba não pensando antes de agir e perde muitas oportunidades, a vida passa a ser sempre aquela busca de felicidade e estabilidade, mas se não há planejamento e equilíbrio quase nunca se atinge estes objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com