TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Sobre ep de Merli

Por:   •  13/8/2021  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

Na filosofia de Epicuro, o epicurismo o homem está dividido em duas possibilidades básicas o prazer e a dor, de forma que buscava o maior prazer e a menor dor possíveis, porém sua filosofia não estava voltada somente a busca do prazer incondicional e sim do prazer e da dor juntas. Pois existem situações em que há dores passageira que no fim podem trazer um prazer maior, da mesma forma que existem prazeres passageiros que causam dor incondicional. Ou seja, o propósito da filosofia para Epicuro era atingir a felicidade, pregar a procura dos prazeres, uma vida sem dor e sofrimento, ele dizia que a felicidade é essencial na ausência de dor. Segundo Epicuro, para ser feliz, o ser humano precisava de três fatos: A liberdade, amizade e o tempo para pensar ou meditar.

No episódio do seriado Merlí, vimos que há muitas questões que estão no texto como, preferir os amigos ao dinheiro, não ter medo da morte e viver o presente, parar de pensar no seu fim, e diversas outras coisas. Mas em principal podemos ver a ligação da filosofia de Epicuro com o episódio, na parte da festa de forma que todos estavam curtindo e se divertindo com a festa, porém todos também estavam aflitos com seus problemas pessoais cada um com um diferente. Sendo assim pode ser observado que o prazer e a dor estavam presentes em cada um de maneiras diferentes, e as consequências da festa veio se mostrar mais tarde, com isso houve um prazer momentâneo que mais tarde trouxe uma dor maior.

No seriado em geral podemos fazer outra associação com epicurismo, onde professor Merlí passava os conhecimentos filosóficos para seus alunos, sendo assim o professor estava no papel de Epicuro e seus alunos nos dos seguidores dele, onde todos ouviam e associavam seus pensamentos com suas vivências pessoais.

Digamos que a filosofia de Epicuro dentre todas as séries de correntes filosóficas divergentes no período helenista é a que mais concordamos, pois ela pode estar presente em vários momentos de nossas vidas, de forma que pode ser considerada como lição de moral de acordo com a situação. Ele deixou diversos ensinamentos que devemos se esforçar para acreditar e colocarmos em praticar, pois estudar e ensinar a filosofia são uns dos métodos para alcançarmos a felicidade. E se contentar com o pouco é essencial, concordamos com ele em questão da religião ser um sofrimento assim como a morte, religião cada um tem a sua, ele acreditava que deuses existem, mas não no mesmo mundo que ele.

Então com sua filosofia podemos aprender em que nem tudo é fácil, pois prazer e dor andam juntos, e que devemos sempre estar no controle das nossas ações, pois momentos de muito prazer podem trazer muita dor depois seja arrependimento ou constrangimento, nunca devemos agir com impulso, porém não podemos deixar de viver nossas vidas, pois dor e prazer são coisas passageiras e sempre vão estar juntas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com