TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Casos: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atividade elaborada para desenvolver os estudos independentes e, estimular a corresponsabilidade pelo aprendizado eficiente e eficaz, mediante ao trabalho em equipe bem como o entendimento teórico-prático sobre as mudanças ocorridas dentro das organizações e os modelos de Gestão de Pessoas. Bem como, conheça quais são os treinamentos

ofertados pelos Recursos Humanos e qual o seu impacto, na opinião dos colaboradores da

organização. Possibilitará, também, que você reconheça que a efetividade do treinamento

numa organização está estreitamente relacionada a inúmeros fatores, em particular à eficácia

do procedimento de Recursos Humanos.

1º Primeira Etapa

1. Definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de Pessoas pode ser considerado como o conjunto de decisões integradas sobre as relações de emprego que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações. A área de Recursos Humanos tem que ser responsável por toda infra-estrutura oferecida ao colaborador interno/externo, para que possa desempenhar bem as suas funções (desde a sua contratação, treinamento e monitoramento).

Um dos aspectos fundamentais no processo de Gestão de Pessoas é o capital intelectual, que se baseia no conhecimento necessário nos quais os gerentes e colaboradores precisam ter para poderem prosperar mediante a organização.

Seu objetivo é de administrar os componentes internos e potencializar o capital humano, pois ocorrem através da participação, envolvimento e desenvolvimento dos funcionários de uma empresa, proporcionando profissionais bem treinados e motivados.

2. Filme: Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

a) Paralelo entre as duas citações.

O filme Tempos Modernos relata principalmente, o controle sobre o processo de trabalho, mediante a sociedade capitalista daquela época (A condição do operário na grande indústria). Também podemos observar, a forte evidência na exploração através da exagerada carga horária de trabalho, onde a produção aumentava constantemente, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para se trabalhar. Este é um modelo clássico, onde o operário era visto como um braço da máquina. Feito de modo repetitivo. O motivo era maximizar a produtividade e exploração da mão-de-obra.

Ao contrário de hoje, a moderna Gestão de Pessoas, visa à cooperação dos colaboradores que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Esta Gestão, integra principalmente processos como: aplicar, recompensar, remunerar, manter e monitorar o capital humano.

É necessário, que as pessoas no contexto atual, mais do que nunca, devem ser vistas como parceiros da organização precisa, urgentemente, ser disseminado entre gerentes de linha e supervisores, é necessário que se quebre o velho paradigma de que as pessoas são agentes passivos do processo produtivo.

Com isto, a preocupação em se preparar para o futuro, consiste, na visão estratégica do negócio. Estas são as empresas visionárias, no qual priorizam a satisfação dos envolvidos no processo e a geração de alternativas para o crescimento.

2º Segunda Etapa

a) Avaliação de Desempenho.

Empresa: Imediato Organização Logística em Transportes Ltda.

CNPJ: 05.571.135/0003-92

Endereço: Rodovia Marechal Rondon KM 317, Zona Rural

Cidade: Agudos/SP

Breve Histórico: A empresa foi fundada no ano de 2011, com foco em transportes e logística. Atualmente conta com mais 10 clientes abrangendo todo o estado de São Paulo e alguns estados do Sul do país.

Visão: Atuar no Brasil como operador logístico de carga, sendo referência em tecnologia da informação e qualidade.

Missão: Oferecer aos atuais clientes e ao mercado, soluções integradas de logística.

Objetivos: Obter a satisfação dos clientes através da melhoria contínua, através dos serviços de logística.

Entrevistado: Marcelo Alexandre da Silva.

Função: Coordenador de Distribuição.

Tempo de empresa: 10 anos.

A Imediato atua no segmento de logística e transportes, e tem como seu principal cliente a AMBEV, que pos sua vez tem desenvolvido um padrão de processos par que seu parceiro logístico aplique em todos os seus setores.

Diante desta realidade, a empresa aplicou um modelo estratégico de negócios, utilizando o processo padrão já proposto. Este programa chama-se Getrans (Guia de Excelência em Transportes), onde os processos valem pontos e o parceiro logístico deve informar mensalmente a pontuação e com isso a AMBEV, mede a aderência alcançada e valida semestralmente as pontuações enviadas através de auditorias, no qual todas as evidências dos processos devem estar disponíveis através de pastas. A consistência dos pontos garante a transportadora a prestação de serviço e a visibilidade necessária para que seja oferecido pelo cliente outras áreas de atuação, gerando o crescimento.

Principais características do processo:

- Modelo descritivo dos processos: presença de macro-atividade definidas e do detalhamento de cada item (foco em “como fazer”, e não em “o que fazer”);

- Padronização dos Registros: disponibilizarão dos registros numerados e controlados, correspondentes aos processos existentes;

- Nivelamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com