TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Administrativa Nas Organizações Unip

Trabalho Universitário: Gestao Administrativa Nas Organizações Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO.................................................................. Pág. 3

1. EMPREENDEDORISMO ............................................... Pág. 3

1.1. CARACTERÍSTICAS .................................................. Pág. 4

1.2. DIFERENÇAS SUCESSO E FRACASSO ......................... Pág. 5

2. MODELOS CONCEITUAIS .............................................. Pág. 3

2.1. INATO OU APRENDIDO ............................................ Pág. 3

2.2. EMBASSAMENTO DE REDE LIGAÇÕES/OBSERVAÇÕES ..................................................................................... Pág. 3

3. ESTUDO DE CASO ....................................................... Pág. 3

3.1. APRESENTAÇÃO ..................................................... Pág. 3

3.2. COMENTÁRIOS........................................................ Pág. 3

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................... Pág. 8

Introdução

++++++++

1. Empreendedorismo

Existem diversas definições de empreendedorismo, ou de ser um empreendedor, é mais que uma função ou cargo, une responsabilidade, autoridade, força de vontade, e muitos outros quesitos importantes para se alcançar o sucesso profissional tão desejado.

O futuro empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo “diferente” algo que deverá ter um diferencial no mercado. Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus subordinados na realização das atividades e tarefas que lhes são passadas, visando alcançar os objetivos organizacionais.

Quando temos a idéia de abrir um empreendimento, uma empresa, ou qualquer negócio que seja, a nossa intenção é passar para o outro lado da relação de trabalho, abandonar a assinatura na carteira, e partir pra ser a pessoa que assina as carteiras, o profissional que se senta do outro lado da mesa, aquele que lidera, que comanda, que aceita as idéias, que opina, enfim ser um líder, percorrer novos caminhos, um novo rumo em sua vida profissional e pessoal. O empreendedor pode obter a auto-realização, através da modificação da realidade.

O empreendedor deve entender que os ambientes organizacionais modernos que sofrem constantes transformações.

Assim sendo, a abordagem mais contemporânea para a solução de problemas deve buscar/trabalhar com um pensamento sistêmico, supondo que os problemas são complexos, têm mais de uma causa e mais de uma solução, e estão inter-relacionados com o restante da organização.

O empreendedor sente vontade e aptidão para realizar algo diferente, algo que deverá ter um diferencial no mercado.

Sempre que queremos executar alguma coisa em nossa vida, nunca devemos esquecer-nos de “tudo” que fazemos temos que levar em conta os riscos que temos de assumir.

1.1. Características

Existem milhares de características que podem ser apontadas como importantes para um empreendedor, no meu ponto de vista algumas já definem exatamente o que é ser empreendedor.

Iniciando-se na aquisição de auto-confiança, um profissional deve ter confiança em todas as suas atitudes, não deve acreditar em comentários negativos, qualquer coisa que o desestimule deve ser ignorada, deve haver foco em oportunidade, qualquer oportunidade não pode ser descartada ou deixada de lado, um oportunidade que hoje pode parecer simples, ou com retorno financeiro baixo, em um curto ou médio prazo pode ser algo muito recompensador.

Conhecer muitas pessoas o conhecimento pessoal é essencial para o empreendedor que pode precisar de amigos, em qualquer situação, até mesmo para o início da carreira pode ser fundamental pessoas de confiança, saber calcular e minimizar os riscos, é outro fator que previne perdas significantes, e ao mesmo tempo ajuda na economia para o crescimento eficaz da empresa.

O empreendedor deve também ter um apego, uma paixão pelo que faz, pois não adianta só trabalhar pelo lucro ou pela visão somente do lado financeiro, ter paixão pelo que se faz, é essencial para o crescimento, ajuda e muito em vários quesitos.

Além de ter o poder de persuasão junto com a liderança que deve ser desenvolvida pois ninguém nasce líder, a pessoa se torna líder. E junto com todas as outras inúmeras características terá sucesso em toda a sua carreira.

No site da Unip encontrei um texto muito interessante, que diz sobre os 10 mandamentos do intraempreendedor, estabelecidos pelo consultor Gifford Pinchot, responsável pela introdução do termo intraempreendedorismo no Brasil.

São eles:

1 - Forme sua equipe. Intraempreendedorismo não é uma atividade solitária;

2 - Compartilhe o mais amplamente possível as recompensas;

3 – Solicite aconselhamento antes de pedir recursos;

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com