TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Exames: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Pode-se definir Gestão do Conhecimento como um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional. O conjunto de atividades voltadas para a promoção do conhecimento organizacional, possibilitando que as organizações e seus colaboradores possam sempre se utilizar das melhores informações e dos melhores conhecimentos disponíveis, com vistas ao alcance dos objetivos organizacionais e maximização da competitividade .

Para Davenport (2000) a gestão do conhecimento baseia-se em série de ações gerenciais de forma constante e sistemática, isso facilita o processo de criação, operacionalização e difusão do conhecimento nas organizações.

Entende-se por conhecimento a informação interpretada, aquilo que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar, de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões. Entendendo a maneira como o meio reage às informações, a empresa pode reduzir os impactos das mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedida naquilo a que se propõe.

Nesse contexto Teixeira Filho (2008) diz:

O conhecimento é a chave para o poder nos negócios. As áreas críticas de conhecimento numa organização, normalmente, são: preferências e necessidades dos clientes, desempenho da companhia, concorrência, aplicações de tecnologia, uso da informação existente, setores e nichos de mercado e regulamentações externas. As principais atividades relacionadas à Gestão do Conhecimento, em geral, são: compartilhar o conhecimento internamente, atualizar o conhecimento, processar e aplicar o conhecimento para algum benefício organizacional, encontrar o conhecimento internamente, adquirir conhecimento externamente, re-utilizar conhecimento, criar novos conhecimentos e compartilhar o conhecimento com a comunidade externa à empresa.

Em relação à gestão do conhecimento as organizações começam a entender que é um dos principais fatores de competitividade em um mercado com mudanças aceleradas, pode se tornar um diferencial difícil de ser alcançado pela concorrência, principalmente quanto tem como matriz a aprendizagem organizacional, fortemente difundida por meio do ensino corporativo.

Conhecimento tácito é aquele adquirido ao longo da vida, que está na mente das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado para alguém, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa, como “know-how”

Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, de fácil comunicação. Pode ser formalizado em textos, desenhos, diagramas, etc., bem como guardado em bases de dados ou publicações.

Conhecimento Tático Conhecimento Explícito

Conhecimento da Experiência (corpo) Conhecimento de Racionalidade (mente)

Conhecimento Simultâneo (aqui é agora) Conhecimento sequencial (lá e então)

Conhecimento ánalogo (Prática) Conhecimento Digital (Teoria)

Na espiral do conhecimento, a mescla do conhecimento tácito e explícito promove o desenvolvimento integral dos colaboradores, indo além do que aprenderiam apenas em livros e treinamentos tradicionais. Este processo será um fator fundamental na quebra dos paradigmas empresariais que poderão contribuir negativamente para o desempenho das equipes. Levará os colaboradores de um nível de competição a um nível de colaboração. Através das etapas de socialização, externalização, combinação e internalização, os integrantes das equipes serão trabalhados individualmente e em grupo, onde os disseminadores da cultura da empresa e dos conhecimentos desta serão eles mesmos.Segundo DAVENPORT, T. H. e PRUSAK, L. (1998), a base da socialização é a troca de experiências. Nela ocorre o compartilhamento do conhecimento tácito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com