TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica De Pessoas

Seminário: Gestão Estratégica De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

mpowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

O termo empowerment pode ter um vasto leque de significados, interpretações, definições. A psicologia e filosofia também abordam o tema do empowerment, que também é muito comum na indústria da auto-ajuda e ciências da motivação. .Em sua forma literal, o termo inglês empowerment significa "empoderamento", um neologismo que designa as relações de poder dentro de uma sociedade. O empowerment como fenômeno sociológico está muitas vezes relacionado com membros de grupos que são discriminados pela sua raça, religião ou sexo. Ele se refere a um aumento de força política e social desse grupo ou de um único indivíduo discriminado, através do fortalecimento de suas próprias capacidades. O empowerment é muitas vezes usado como uma metodologia pelo movimento feminista.

Com relação à administração de empresas, o empowerment é uma ferramenta que visa lidar com a lentidão e burocracia em uma empresa. Para ser implementado na empresa, é necessário haver um compartilhamento extensivo das informações, possibilitação de uma verdadeira autonomia e uma diminuição dos padrões hierárquicos e burocráticos.

O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem estão contribuindo para o rumo da empresa, e que pertencem de fato à organização.

A autoconfiança, cooperação e proatividade do trabalhador também são estimuladas. O entusiasmo para desenvolver o trabalho aumenta porque a chefia é vista de forma diferente, aberta a sugestões, mas sem descurar das suas próprias responsabilidades, porque continua a desempenhar o papel de liderança.

Empowerment do Consumidor

Anteriormente o empowerment estava unicamente relacionado com os funcionários de uma empresa. Mas os últimos anos deram poder aos consumidores, sendo alguns desses poderes:

Poder de escolha - cada vez há mais oferta de produtos e vasta informação a respeito desses produtos na internet;

Poder de opinião - nos dias de hoje a opinião é transmitida a uma velocidade incrível através da internet;

Poder de influência - exercido sobre produtos e campanhas publicitárias, visto que as empresas muitas vezes se inspiram no que os consumidores querem;

poder de intervenção na vida das empresas - quando um indivíduo em uma empresa cumpre o papel de consumidor-colaborador.

Essa concessão de poderes surgiu em parte graças a estratégias de marketing, que visam satisfazer o consumidor, dando-lhe exatamente o que ele pretende. Porém, a ferramenta que mais poder confere ao consumidor nos dias de hoje é sem dúvida a internet através das redes sociais. A era digital possibilitou a partilha de opinião a uma velocidade fantástica. Hoje em dia, a fama de um bom produto ou uma boa campanha publicitária é espalhada de forma espantosa através dos vários canais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com