TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Da Midia No Esporte

Ensaios: Influencia Da Midia No Esporte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  3.643 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho

De

Educação Física

Colégio Onis

Agosto

2014

A Influência da Mídia no Esporte

Colégio Onis

Gustavo Nogueira, Theo Albuquerque, Itallo Gravina, Bryan Lee, Pedro Mota

Agosto

2014

Sumário

1. Introdução_______________________________________________________

2. Tipos de Mídia____________________________________________________

2.1. Rádio_________________________________________________________

2.2. Televisão______________________________________________________

2.3. Jornal_________________________________________________________

2.4. Revista________________________________________________________

2.5. Internet________________________________________________________

3. A Influência da Mídia na Atividade Física_______________________________

3.1. Esporte________________________________________________________

3.2. Jogo__________________________________________________________

3.3. Dança_________________________________________________________

3.4. Luta__________________________________________________________

4. Bibliografia______________________________________________________

Introdução

Atualmente vem-se falando muito em esportes (vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade) e nos seus benefícios, dentre ele temos: união entre pessoas, benefícios para a saúde, apreciar um espetáculo esportivo, entre vôlei, futebol, tênis ou qualquer outra modalidade.

Só que a mídia interfere no esporte com a sua forma de consumo. A mídia tem um papel fundamental na visão do esporte transmitida na sociedade, cada vez mais o esporte vem-se tornando uma mercadoria e forma de consumo, explorando atletas bem-sucedidos em seus interesses econômicos, fazendo com que a sociedade seja induzida ao consumo, como exemplo: a (COCA-COLA) que patrocina os clubes para que as pessoas assistam os jogos e sejam induzida para tomar o refrigerante.

A ”televisão” tem um poder tão grande que ela pode transformar o esporte em um espetáculo criando mitos, ídolos e heróis. Como exemplo “Ronaldo” que a “rede globo” colocou “ele” como um jogador muito bom, sem mesmo ele jogar bem.

Assim também no “vôlei” que a “televisão” alterou as regras no jogo diminuindo o tempo da partida e possibilitando a transmissão do jogo.

Portanto, a mídia influencia no esporte de acordo com seus interesses econômicos e políticos, sempre com a intenção de aumentar a audiência e os seus lucros.

Tipos de Mídia

Rádio

O rádio brasileiro transmitiu pela primeira vez um campeonato mundial de futebol: a Copa do Mundo da França. Serviços de alto-falantes foram instalados nas praças de centenas de municípios brasileiros, para que a população pudesse acompanhar as partidas através da narração de Gagliano Neto. De lá para cá, o rádio revelou seguidas gerações de locutores, na sua maioria formados no interior do país.

Para se manter bem informado sobre futebol no Brasil, o torcedor sabe que o veículo que melhor cobre, difunde e promove este esporte é o rádio. No Rio de Janeiro, as Rádios Nacionais, Globo e Tupi. Em São Paulo, a Bandeirantes, a Jovem Pan – antiga Panamericana – e a Record. Em Belo Horizonte, a Rádio Itatiaia. Em Porto Alegre, as Rádios Farroupilha, Gaúcha e Guaíba. Em Recife, a Rádio Jornal do Commercio. E, em Curitiba, a Clube Paranaense. Estas emissoras registraram sua marca na história do rádio esportivo brasileiro.

Mas nem só de futebol viveu o rádio do Brasil nos últimos anos. A cobertura do automobilismo brasileiro de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna teve espaço cativo nas principais estações do país. O maior sucesso nas transmissões da Fórmula-1.

No início do século XX foi desenvolvido um modelo de transmissão radiofônico denominado Onda Curta (OC ou SW), cujo sinal projetado na ionosfera conseguia percorrer o mundo, superando tanto as barreiras geográficas como políticas. Logo as primeiras rádios internacionais em OC surgiram entre os países protagonistas, durante as guerras mundiais, objetivando ir além fronteira para transmitir suas ideologias a respeito dos conflitos.

Elas emitiam em dezenas de línguas e dialetos, visando atingir as colônias de emigrantes e o público estrangeiro nas diferentes regiões do mundo, inclusive o Brasil.

Com o fim dos conflitos, as propagandas de guerras abrem alas à cultura, variedades de informações, valorizando a cidadania e o desenvolvimento humano. E assim, essas transmissões tiveram um papel fundamental na educação e na propagação de saberes. A popularidade do rádio ultrapassava as elites, permitindo também a inclusão social do indivíduo que nunca freqüentou escola e que residia em local de difícil acesso.

No Brasil a radiodifusão internacional também deixou suas contribuições. Segundo Caparelli (1980), principalmente durante o período da Ditadura Militar, devido à censura e falta de acesso aos veículos nacionais (visto que a maioria das emissoras se concentravam nas metrópoles para se beneficiar do poder aquisitivo das massas consumidoras), por muito tempo, para se saber o que acontecia no próprio país muitos brasileiros recorriam à sintonia das rádios estrangeiras, que difundiam uma versão diferente daquilo que era divulgado oficialmente. Esse fato, inclusive,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com