TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Iso 22000

Artigo: Iso 22000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS-UNIFEB

ENGENHARIA MECÂNICA – QUÍMICA –PRODUÇÃO

QUALIDADE PARA ENGENHARIA

ISO 22000

EMERSOM ALVES VELOSO ENG. MEC. R.A. 513902

FERNANDO M. ARITA ENG. MEC. R.A. 514742

FLAVIO FELICIO ENG. MEC. R.A.514130

GERCINO STUQUE FILHO ENG. MEC. R.A 514611

ANDREIA RIBEIRO PROFESSORA

BARRETOS

2013

O que é ISO?

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização

Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A ISO tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O que é a ISO 22000?

A ISO 22000 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos voltadas para empresas que se preocupam em assegurar controles dos perigos em toda sua cadeia produtiva de alimentos, garantindo que o alimento está seguro no momento do consumo humano.

A ISO 22000 tem como objetivo facilitar a comercialização em toda a cadeia da indústria de alimentos mundial, uma vez que muitos países, incluindo o Brasil, estão buscando proteger a sua população, desenvolvendo normas nacionais. A nova norma pretende unificar e complementar as diferentes exigências feitas aos exportadores da cadeia alimentar, contribuindo para a reeducação das barreiras técnicas.

Porque implantar a ISO 22000?

Em todo o mundo, a segurança na produção de alimentos é o assunto de maior importância na cadeia de fornecedores da indústria de alimentos. A ISO (International Organization for Standardization) desenvolveu uma norma para a certificação de sistema de gestão da segurança na produção de alimentos. Essa é uma oportunidade para atingir harmonização internacional no que tange aos padrões de segurança alimentar, que resultará em uma ferramenta para implementar o HACCP por toda sua cadeia de fornecedores, pois a norma alimentar é adequada para todos os integrantes da cadeia.

Quem pode se beneficiar com a ISO 22000?

Empresas envolvidas na comercialização, fabricação, tratamento e distribuição de produtos alimentícios e _commodities essenciais, em particular produtores de alimentos, varejistas, abastecedores, cozinhas comerciais e seus fornecedores.

Quais são os benefícios da ISO 22000?

Vários são os benefícios da ISO 22000, entre elas estão:

• Controle dos riscos e determinação de medições preventivas eficientes;

• Aumento da segurança do produto;

• Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e segurança de embalagens;

• Aumento da confiança do consumidor e revendedor na segurança, qualidade e legalidade do produto;

• Análise sistemática e realização de fluxos de processos seguros e eficientes em termos de segurança e controle de processo de alimentos para detectar a tempo riscos envolvendo higiene e riscos perigosos de saúde para os consumidores.

O conteúdo da ISO 22000?

A norma divide-se em três partes:

• Requisitos para as boas práticas de manufatura ou programas de pré-requisitos.

• Requisitos para o HACCP de acordo com os princípios do HACCP do Codex Alimentarius.

• Requisitos para um sistema de gestão.

Os requisitos para as boas práticas de manufatura não estão listados na norma, mas ela faz referência às práticas existentes. O formato da norma é o mesmo da ISO 9001 e da ISO 14001, tornando possível o desenvolvimento de sistema integrado de gestão baseado no risco.

A ABNT NBR ISO 22000?

Sistemas de gestão da segurança de alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos foi elaborada por uma comissão especial formada por representantes de toda a cadeia produtiva, e foi lançada no dia 19 de julho de 2006. A norma cancelou e substituiu aABNT NBR 14900 – Sistema de gestão da análisede perigos e pontos críticos de controle – Segurança de Alimentos, publicada em2002 (COSTA, 2006). Integração de sistemas de gestão da qualidade/segurança dealimentos os sistemas de qualidade de alimentos utilizam diversas ferramentas, quegeram uma variedade de siglas e termos, com suas traduções – Boas práticas de fabricação ou Good Manufacturing Practices (BPF/GMP), Programas de redução depatógenos (PRP), Procedimentos padrão de higiene operacional ou Sanitation Standard Operating Procedures (PPHO/SSOP), análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou Hazard Analysisand Critical Control Point (APPCC/HACCP) (OLIVEIRA, 2003). Estas ferramentas e sistemas foram incorporados em um Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000), e com a incorporação vieram benefícios como: A garantiada sua correta implementação através do comprometimento da organização e da realização de auditorias do sistema, um maior controle de documentos e registros devido à integração em um único sistema, e a redução dos custos deimplementação (TEIXEIRA NETO, 1999). Outro ponto importante foi à questão da rastreabilidade. Sistemas simples utilizados na indústria de alimentos a partir da implementação crescente das boas práticas de fabricação e administração da qualidade baseada na ISO 9000 tornaram-se mais avançados e buscou melhor eficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com