TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

Por:   •  11/11/2018  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INSTITUDO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

RESENHA

Deus Não Está Morto: Uma reflexão para a vida

O drama americano Deus Não Está Morto, dirigido por Harold Cronk, chega ao cinema em meados de 2014. No Brasil, o filme é lançado pela Graça Filmes, e atualmente, encontra-se disponível em diferentes endereços eletrônicos. Deus Não Está Morto é uma produção que questiona a sociedade sobre temas simples, porém presentes em nosso cotidiano, como por exemplo, morte, vida, e ateísmo, apresentando no desencadear da história a visão da fé sobre tais temas.

 A trama aborda como temática central, o conflito entre um estudante cristão, que orgulha-se da sua fé, e um professor ateu, que ao não aceitar ser questionado, desafia o jovem estudante de filosofia a provar a existência de Deus. Para a realização de tal intuito, o jovem Josh Wheaton, têm alguns minutos ao final de cada aula, para mostrar os resultados de sua pesquisa para o renomado professor Jeffrey Radisson e consequentemente para os alunos da turma. Que, ao fim, serão responsáveis por julgar, se Deus está morto ou não.

Entretanto, além da história principal, o filme apresenta histórias secundárias no decorrer de seu enredo. Como por exemplo, de uma jovem acadêmica mulçumana que esconde de seu pai o amor que cultiva por Cristo. Também acompanha-se a luta de uma moça contra o câncer, que vive seus dias baseando-se na esperança e, por fim, porém, não menos interessante, contempla- se a história de um jovem da República Popular da China que começa a questionar-se sobre Deus.  

Devido ao enredo ser desenvolvido em um ambiente acadêmico, a linguagem é simples, e os personagens podem ser facilmente relacionados com a realidade contemporânea. No caso do protagonista Josh, percebe-se a sua necessidade de conhecimento. Ele antes de apresentar seus argumentos para a classe, busca opiniões e relatos sobre o tema com os mais diversos representantes da fé.

O drama Deus Não Está Morto, é uma obra de caráter religioso, que afronta a sociedade a pensar e refletir sobre quais pessoas, fatos ou interesses são colocados em primeiro lugar durante a vida. O enredo torna-se muito interessante na medida que não coloca ciência contra religião. O contexto é elaborado justamente para demonstrar que a ciência e a religião podem trabalhar lado a lado na busca pelas respostas.

O desfecho torna-se inusitado, uma vez, que o professor afirma odiar Deus, e o jovem Josh lhe questiona dizendo que como ele pode odiar alguém que não existe. Ao fim, percebe-se que apesar do cunho religioso a obra trabalha diferentes temas, que vão desde a existência e crenças humanas, até a reflexão de sociedade e maneiras que as pessoas encontraram para amar Deus. Pois, para alguns Deus é amor, para outros uma presença boa e para outros, ainda, um sentimento bom que proporciona paz interior. Indiferente de opção religiosa ou crenças o importante é cultivar o respeito e o sentimento de ajuda ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com