TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTOS DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/10/2018  •  Artigo  •  4.257 Palavras (18 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 18

CONTOS DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

A contação de histórias na Educação Infantil permite que a criança desenvolva diversas habilidades relacionadas ao pensar e ao agir, além de abrir o campo de visão do educando para novos horizontes. Além de promover momentos de recreação agradável capaz de desenvolver diversas formas de linguagens e ensinamentos orais, escritas e mímicas através de histórias contadas.   É certo de que a educação vem passando por diversas transformações decorrentes do avento das tecnologias de comunicação e informação e a modernização da sociedade em geral.  No entanto, é nesse contexto de transformações e mudanças que se percebe o interesse pelo lúdico e a busca por novas formas de ensinar e de aprender. A literatura infantil está no ápice desse processo de transformações que a sociedade vem enfrentando. Assim, a Educação Infantil precisa ser compreendida como as diversas etapas educativas vividas pelas crianças desde o seio familiar, comunitário, até a idade escolar. Analisar as dificuldades encontradas ao se contar histórias como fonte de aprendizagem de forma lúdica e significativa na educação infantil constitui o objetivo principal deste trabalho, uma vez que, a arte de contar histórias proporciona às crianças a oportunidade de exercitarem a imaginação, a partir da criação e recriação de imagens em seu contexto social.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Professor. Aluno. Contos de História. Aprendizagem.

INTRODUÇÃO

Promover momento de recreação agradável que seja capaz de desenvolver diversas formas de linguagens e ensinamentos orais, escritas e mímicas através de histórias contadas.

A sociedade, em geral, vivencia uma época de grandes transformações e avanços tecnológicos. O professor enquanto mediador entre o aluno e o conhecimento precisa acompanhar essas mudanças e capacitar-se continuamente para utilizar as novas ferramentas de aprendizagem disponíveis. Surge a necessidade de atualização constante em todas as esferas sociais, principalmente no âmbito escolar. Muitas metodologias de ensino já não se justificam mais.

A Tecnologia da Informação, de modo particular, o computador e a internet constituem uma poderosa ferramenta na mediação do processo de aquisição do conhecimento, fazendo com que cada vez mais as crianças percam o interesse pela leitura, escrita, e, principalmente, o gosto por ouvir e contar histórias. Nesse sentido, a escola precisa compreender e aderir novas metodologias em seu planejamento pedagógico. Dessa forma, se faz necessário encontrar respostas coerentes a respeito das principais dificuldades ao se contar uma história.  Promovendo momento de recreação agradável que seja capaz de desenvolver diversas formas de linguagens e ensinamentos orais, escritas e mímicas através de histórias contadas.

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil,

[...] Na Educação Infantil, a escola deve propiciar condições para que as crianças possam usufruir do espaço construído em benefício do seu desenvolvimento e aprendizagem. Para tanto é preciso que o espaço seja versátil e permeável à sua ação, sujeito a modificações propostas pelas crianças e pelos professores em função das ações desenvolvidas (BRASIL, 1998, p. 69).

A escola precisa estimular a criança ao gosto pela leitura ressaltando a importância de ouvir e contar histórias em sala de aula, tornando-a um elemento indispensável que, certamente, contribuirá na integralização entre o ensino e a cultura que são desenvolvidos dentro e fora do ambiente escolar. A arte de contar histórias caracteriza uma forma de educar e direcionar as crianças, de forma que possam desenvolver os diversos aspectos da principal estrutura de formação do ser humano, pois engloba o desenvolvimento dos sentidos mostrando a diferença do bem e do mal, o caminho da obediência e os malefícios da desobediência, tratando do assunto de uma forma gradual.

Este artigo objetiva ainda, promover momento de recreação agradável que seja capaz de desenvolver diversas formas de linguagens e ensinamentos orais, escritas e mímicas através de histórias contadas, pois, o ato de contar histórias assume a responsabilidade de transmitir a memória coletiva, a qual está empregada em caráter extremamente prático e fiel a uma sabedoria, porque é o resultado das mais variadas experiências de vida, com as quais os alunos se identificarem. É muito importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias. Escutá-las é o início do processo de aprendizagem. O bom leitor tem um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo.

É através de uma história que se a criança pode descobrir outros lugares, outros tempos, desenvolver sua criatividade, sua imaginação, seu senso ético, entre outros. A história trabalha problemas existenciais, típicos do dia-a-dia da criança. Contar histórias proporciona a oportunidade de resgatar diversos valores, estimular o diálogo, o espírito crítico, o prazer da ludicidade, ensinamentos e “verdades” que fazem parte do mundo das crianças, sem distanciá-las do mundo real. Assim, trabalhar com contos e história na educação infantil remete a um enfoque pedagógico muito importante, que são notáveis tanto nas entrelinhas das narrativas, como nas questões humanas úteis para que as crianças possam aprender a enfrentar o medo, a angústia, a disputa, o ciúme e a morte, assegurando autoconfiança de si mesmas e autonomia conforme as experiências vivenciadas através da imaginação e das histórias contadas.

O AMBIENTE ESCOLAR

Aos poucos, a escola brasileira percebe a necessidade de se aprimorar na tarefa de alfabetizar. Cada vez mais, as redes investem na capacitação docente e muitas adotam os ciclos que aumentam o tempo para os pequenos aprenderem a ler e escrever.

Por muito tempo, acreditou-se que, para os alunos aprenderem a ler e escrever, era necessário o treino da coordenação motora, discriminação visual e auditiva, da noção de lateralidade, além da memorização de letras e sílabas. Sabemos que os métodos propõem uma seqüência de passos pré-determinados pelo adulto, e muitas vezes os alunos não compreendem o sentido do que fazem.

Sendo assim, pode-se dizer que a alfabetização é um processo de construção de hipóteses sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita. Para aprender a ler e escrever, o aluno precisa participar de situações que colocam a necessidade de refletir, transformando informações em conhecimento próprio e enfrentando desafios.

E é utilizando textos reais, tais como listas, poemas, bilhetes, receitas, contos, piadas etc, que os alunos podem aprender muito sobre a escrita. Assim, os professores descobrem que ler é muito mais do que decodificar, e por isso tratam seus alunos como leitores plenos antes de estarem alfabetizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com