TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lima Barreto O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

Lima Barreto

        Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881 na cidade do Rio de Janeiro. Era filho de pais pobres e mestiços descendentes de escravos, sendo vítima de preconceito. Ficou órfão de mãe cedo, quando tinha apenas 6/7 anos.

        Foi apadrinhado pelo Visconde de Ouro Preto, tendo a oportunidade de receber uma educação de qualidade. Estudou no Colégio Dom Pedro II e ingressou na Escola Politécnica, cursando engenharia.

        Ainda estudante, seu pai teve problemas com depressão e foi internado, Lima Barreto foi obrigado a abandonar os estudos para ajudar a família com suas despesas, prestando um concurso público e se tornando funcionário no setor burocrático da Secretaria do Ministério da Guerra, e, ao mesmo tempo, publicava textos em jornais e revistas do Rio de Janeiro.

        “As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos.

Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.

Além disso, criticou os modelos políticos da República Velha e do Positivismo. Foi simpatizante do socialismo e do anarquismo, rompendo com o nacionalista ufanista.”

Uma de suas obras que merece destaque é “O Triste Fim de Policarpo Quaresma”, ela é uma das mais importantes do movimento pré-modernista, nela o autor conta o drama de um velho aposentado, em sua luta pela salvação do Brasil. 

Narrada em terceira pessoa, apresenta uma linguagem coloquial e trata-se de uma crítica à sociedade urbana da época.

Ela foi adaptada para o cinema em 1998 intitulada: Policarpo Quaresma, Herói do Brasil.

Afonso Henriques de Lima Barreto tinha um espírito inquieto e rebelde com um inconformismo com a mediocridade reinante, acabou se entregando ao álcool. Chegou a ser internado duas vezes, e, assim como seu pai, se tornou vítima da depressão e foi internado por invalidez pelo seu estado de saúde.

A sua saúde deteriorada resultou em um ataque cardíaco. Lima Barreto faleceu no dia 1 de novembro de 1922 com 41 anos de idade, deixando uma obra de dezessete volumes, entre contos, crônicas e ensaios, além de crítica literária, memórias e uma vasta correspondência. Grande parte de seus escritos foi publicada postumamente.

Principais Obras

  • Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909)
  • Triste fim de Policarpo Quaresma (1911)
  • Numa e ninfa (1915)
  • Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919)
  • Os bruzundangas (1923)
  • Clara dos Anjos (1948)
  • Diário Íntimo (1953)
  • Cemitério dos Vivos (1956)

Bibliografia

https://www.todamateria.com.br/lima-barreto/

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa6209/lima-barreto

https://educacao.uol.com.br/biografias/afonso-henriques-de-lima-barreto.htm

https://www.ebiografia.com/lima_barreto/

Data de acesso: 26/08/2018

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com