TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA” Inserção da obra no contexto Pré-modernista

Por:   •  10/6/2020  •  Artigo  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS COLATINA

CURSO DE GRADUAÇÃO LICENCIATURA LETRAS/PORTUGUÊS

ANDREA ARAUJO COSTA

                                               

TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

COLATINA/ES

2020

“TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA”

  1. Inserção da obra no contexto Pré-modernista

(quais os motivos que fazem da obra uma obra pré-modernista?)

O Romance “Triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto, publicado em 1911 em folhetim, narra à história do major Quaresma, funcionário público. A obra é dividida em 03 (três) partes: a primeira descreve a vida do personagem como funcionário público na cidade do Rio de Janeiro, já na segunda parte o personagem é apresentado como um proprietário rural e, na terceira parte, o personagem aparece como soldado voluntário na Revolta armada de 1893.

Essa divisão obedece às grandes reformas propostas pelo personagem principal para salvar o Brasil: a reforma pela cultura, pela agricultura e pela política. Contudo, seu sonho de mudar o país termina em final trágico, uma vez que acaba sendo condenado à morte pelos antigos companheiros políticos.

O referido romance é de grande contribuição de Lima Barreto para a literatura brasileira, pois o autor representa os anos conturbados da 1ª República, com movimentos militares, revoltas e perseguições. Nessa obra Lima Barreto faz uma crítica da sociedade urbana da época.

Afonso Henrique de Lima Barreto (1881 – 1922) nasceu no momento em que o Realismo chegava ao Brasil, Morreu no ano de realização da Semana de Arte Moderna e foi responsável por compor um retrato de partes dos centros urbanos ignorados pela elite cultural do país.

O autor acreditava que a literatura devia ajudar a difundir as “grandes e altas emoções humanas” e a construir a comunhão entre pessoas de todas as raças e classes.

A obra “Triste fim de Policarpo Quaresma” foi o mais lido e conhecido romance de Lima Barreto. Nela o protagonista, Policarpo Quaresma, na primeira parte, é um major que trabalha como subsecretário do Arsenal de Guerra. Sua cegueira, contudo, é a pátria. Dessa forma o autor propõe embate entre o real e o ideal. O patriotismo é um ideal, assim, Policarpo aparece como visionário, louco, por não pensar em si, por não se interessar por sua carreira ou tentar obter qualquer tipo de vantagem pessoal. Seu único objetivo é o engrandecimento do Brasil.

Na segunda parte da obra, após se encontrar enfermo sofrendo de alucinações sua irmã, Adelaide, e seu compadre, Coleoni, decidem por sua internação em um hospício. Ao receber alta faz a opção de passar de residir no ‘Sítio do Sossego’,  localizado próximo a cidade do Rio. “...O lugar não era feio, mas era desolado” (BARRETO: 1998, p.39).  Assim, consegue se reerguer a defender máxima de que “em nesta terra, se plantando tudo dá”, conforme anunciara Pero Vaz de Caminha.  Contudo, em razão dos impostos elevados, das perseguições políticas e, ainda, de um ataque decisivo das formigas saúvas, Policarpo perde o encanto pelas terras do Sítio.  

Assim, influenciado pela imprensa no período da Revolta da Armada no Rio de Janeiro, Quaresma decide apresentar-se para a defesa do governo do Marechal  Floriano Peixoto. Nesse contexto inicia a terceira parte da obra, na qual o personagem é apresentado como um soldado voluntário na Revolta armada de 1893, defensor dos ideais políticos do Marechal de “Ferro”.

Contudo o personagem sofre nova decepção na medida em que o movimento armado vai perdendo força, pois, com o fim da revolta, passa servir como carcereiro na Ilha das Enxadas, local onde os opositores políticos são fuzilados e o personagem, perseguindo seu ideal  de justiça e de patriótico, denuncia o crimes contra os adversário políticos, encontrando  seu triste fim. Dessa forma o “triste fim de Policarpo Quaresma” é a perda de todos os ideais, quando percebe que dedicou sua vida a uma causa inútil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com