TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro Triste Fim de Policarpo Quaresma

Por:   •  23/11/2018  •  Resenha  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 9

 O livro narra uma historia em que se passa na época da republica federativa, la pelos anos de 1889 e 1900,século XIX, naquela época a monarquia de Dom Pedro II tinha sido derrubada e proclamado a republica, um Marechal do exercito Deodoro da Fonseca, logo substituído por Marechal Floriano Peixoto é ai que começa a historia. O livro conta a historia de um homem que é funcionário publico, e que é muito bem-visto pelos seus colegas família e pessoas com quem se relaciona, Policarpio quaresma era extremamente patriota, era chamado de major porem não tinha ligações com exercito nem policia apenas era um apelido do qual se intitulou. Policarpio amava sua pátria, seu Brasil estava acima de todas as coisas, ele venerava nossa cultura e nossos matérias primas, costumava ser aquele patriota rígido, usava roupas apenas confeccionadas no brasil,e alimentos oriundos e produzidos no Brasil.

A historia se divide em partes, em primeiro momento tínhamos o fanatismo patriota que se tornou doentiu, Policarpio estava tão envolvido pelo seu nacionalismo que começou a querer voltar ao tempo em que o pais era dos índios, decide então estudar o tupi guarani, a língua nativa indígena, só que por conta disso ele acaba redigindo um documento oficial na língua tupi guarani que vai parar na mão do presidente, e então Policarpio acaba virando um motivo de piada entre as pessoas, até porque ele insiste em que todas os brasileiros deveriam aprender a falar o tupi guarani e deixar o português voltar para Portugal, até poruqe para le os verdadeiros brasileiros eram os inidios, porem não fazia sentido para as outras pessoas.  

Policarpio era um homem muito estudioso, e por sempre se interessar pelo brasil sabia de muitas coisas, muitas desde o inicio da historia, desde a descoberta do Pais, algumas coisas ate muito engraçadas. Ele descobre que antigamente os inidios não se cumprimentavem com aperto de mãos, e que o cumprimento era um choro quando a vc recebia alguemem sua casa, em determinado momento do livro ele recebe seu amigo e sua afilhada em sua rsidencia chorando,o que traz um ponto de humor para a historia.

Policarpo tinha dois grandes amigos um deles era Ricardo Coração dos Outros, que era um violonista que tenta ensinar Quaresma a tocar violão, que naquela época não era uma arte respeitada, para a sociedade eram tidos como vagabundos e malandros.

 “Dessa maneira, Ricardo Coração dos Outros ia gozando da estima geral da alta sociedade suburbana. É uma alta sociedade muito especial, e que só é alta nos subúrbios. 

Quares o admirava muito e essa amizade foi crescendo ao passo que Ricardo o ensinava os encantos daquela arte moderna, ele gostava dos sons, e sua necessidade de aprender uma poesia nacional o impulsionava ao aprendizado do toque das cordas.

“De acordo com sua paixão dominante, Quaresma estivera muito tempo a meditar qual seria a expressão poético-musical característica da alma nacional. Consultou historiadores, cronistas e filósofos e adquiriu certeza que era a modinha acompanhada pelo violão. Seguro desta verdade, não teve dúvidas: tratou de aprender o instrumento genuinamente brasileiro e entrar nos segredos da modinha. Estava nisso tudo a quo, mas procurou saber quem era o primeiro executor e cantor da cidade e tomou lições com ele. O seu fim era disciplinar a modinha e tirar dela um forte motivo original de arte.”

Quaresma também teve um outro amigo que era um italiano, o Vicente Coleone, o qual havia emprestado dinheiro e esse ficou milionário depois de um tempo, Policarpo acabou por ser padrinho de uma de suas filhas.

Mesmo ele sendo muito inteligente seu patriotismo trouxe muitas conseuqencias ruins, uma delas foi a perda do emprego, e consequentemente sua internação por acreditar que o fanastismo estava o destruindo.  

 Quaresma tinha muitos amigosmilitares naquela época, eles acreditavam que tudo aquilo estava acontecendo com ele por conta dos livros, que livro era pra pessoasque eram estudadas e que tnham títulos.

Depois que POLICARPO permaneceu durante uns seis meses internados, ele saiu da clinica e decidiu vender sua casa e irmorar no interior do estado para cultivar uma fazenda, ele queria viver dos frutos da terra, porque ele acreditava que o brasil era uma terra muito fértil, que toda semente que ele jogasse na terra daria frutos. Como ele sempre foi muito admirado pelos seus amigos, entre um tempo e outro ele recebia uma visita, as pessoas achavam que ele estava louco com aquele fanatismo, porem alguns fieis amigos não tinham o abandonado.

“Os dois se despediram. Debruçado na varanda, Quaresma ficou a vê-lo montar no seu pequeno castanho, luzidio de suor, gordo e vivo. O escrivão afastou-se, desapareceu na estrada e o major ficou a pensar no interesse estranho que essa gente punha nas lutas políticas, nessas tricas eleitorais, como se nelas houvesse qualquer cousa de vital e importante. Não atinava porque uma rezinga entre dous figurões importantes vinha pôr desarmonia entre tanta gente, cuja vida estava tão fora da esfera daqueles. Não estava ali a terra boa para cultivar e criar? Não exigia ela uma árdua luta diária? Por que não se empregava o esforço que se punha naqueles barulhos de votos, de atas, no trabalho e no fecundá-la, de tirar dela seres, vidas – trabalho igual ao de Deus e dos artistas? Era tolo estar a pensar em governadores e guaribas, quando a nossa vida pede tudo à terra e ela quer carinho, luta, trabalho e amor…”

No entanto os planos de Quaresma não aconteceram como planejava ele descobriu que as terras não era tão férteis assim e se dava algo os bichos logo comiam.

Ele descobre que muitas coisas no brasil envolvem politica, durante a historia o autor do livro Lima Barreto discorre sobre como a politica já era falha e corrupta naquela época, um dos personagens dos livros era o general Albernaz, o qual sempre tinha uns esquemas para que seu filho fosse aprovado nos exames militares, albarnaz tinha uma das maiores patentes do exercito porem nuca participou de uma guerra.

“Nada entendia de guerra,de estratégia, de tática ou de historia militar; a sua sabedoria a tal respeito estava reduzida as batalhas do Paraguai” (...) Se alguém perguntava : “O general assistiu a batalha?” Ele respondia logo: “Não pude. Adoeci e vim para o Brasil, nas vésperas”

Outro ponto que o autor Lima barreto trata no livro é a visão da sociedade em relação ao casamento naquela época, eles idealizam que o casamento era tudo para amulher, uma das personagens que ilustra essa passagem é a filha do general Albernaz,a Esmenia, que após ser abandonada pelo noivo ficou louca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com