TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lugar onde você vive

Por:   •  5/10/2015  •  Dissertação  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 8

                                                                 

              Escola : Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pioneira.

             Aluno: Eduardo Júnior Yumsz Jorge.

             Professora: Ronildes Cardozo Cruz.

             Serie :2oB.

             Texto: Artigo de Opinião.

             Tema: Lugar onde você vive.

                                           

                                                                   A realidade

                 Nestes últimos meses na cidadezinha de Teixeirópolis no interior de Rondônia, vem acontecendo alguns fatos que estão deixando os moradores da zona rural preocupados. Acontece que o projeto do Complexo Hidrelétrico Alto Rio Madeira esta passando em cima de terras na redondeza.

                 Este projeto tem apoio de duas grandes usinas de porte: UHE Jirau de 3.450 (mw)e usina de Santo Antônio de 3.150 (mw),os agricultores e agropecuaristas só de ouvirem falar esses números ficam apavorados ,pois o normal aqui é de 110(mw) á  220 (mw) .O pior são as consequências que o “Linhão” pode trazer, registrados e confirmados estes projeto esta desmatando cerca de 15 Km2 de matas ,degradando o solo ,matando a flora preservada aqui, desbarrancando onde  não precisa e ainda por cima acabando com o sustento de muitas famílias ,tampando represas  matando peixes e assim dificultando a piscicultura.

                Algumas pessoas são a favor desse projeto e dizem que isso é uma oportunidade para qualificarmos a nossa energia ,segundo  estudos comprovam que Rondônia por ser uma região de pouca exploração de potencial hidrelétrico ,torna-se sem dúvida  uma das melhores opções para ampliação de geração.

              E já outros dizem que isso é perca de tempo e dinheiro, investimentos para servir outros lugares e não o nosso.

              Acredito eu que nenhum lugar é obrigado a “doar” energia para outros ou até mesmo reserva-la. Segundo pesquisas para este projeto funcionar vai ser gastos aproximadamente R$ 10.000.000.000.00, muito dinheiro investido para uns e pouco dinheiros para outros .

              Conforme tudo dito ,tem soluções ,faltou do criador do projeto Complexo Hidrelétrico Alto Rio Madeira, se ele fosse criativo, como por exemplo: se tivessem erguidos as torres 20 metros a mais não precisaria se quer derrubar nem uma arvore segundo cálculos matemáticos ,também se tivessem usado a tecnologia a seu favor não precisaria desbarrancar nada e nem tampar represas e quanto aos megawatts era só terem reduzido pela metade  conscientizando que perigo de crescer é o risco de evoluir!.

               A criatividade é para todos mais só alguns tem a inteligência de usa-la!                      

           Publicado por Eduardo Jr Yumsz Jorge                                                                                                                                            

                                                          A saúde de Teixeirópolis

                  A saúde da cidadezinha deixa a desejar, precariedade, falta de qualificação, infraestrutura de atendimento.

                Assunto esse  que precisamos ficar atento e conhece-lo ,no hospital do município ,só se termos cadastro ,detalhe só são algumas fichas por dia  ,a pessoa pode estar morrendo ,mais se não ter ficha de atendimento .Se for emergência e a pessoa não tem cadastro dificilmente vai  conseguir ficha ,pode se considerar “morto”.

               No posto de saúde sabemos que não são todas as pessoas que vão consultar o medico diariamente, sabendo disso, o município implantou agentes-saúde, na zona rural e urbana, uma maravilha para os agropecuaristas de Teixeirópolis considerando que eles só fazem visitas nas casas, para dar avisos e quando é campanha de vacinação, isso também acontece na zona urbana e lá é mais organizado.

              No Hospital á estrutura é carente, não tem equipamentos básicos para atender a necessidades da população. Outra falha são os medicamentos e doutores que nunca estão prontos para nos atender, a maioria dos remédios receitados no posto de saúde não teria que ser obrigatório pois vem recursos para isso e pagamos impostos caríssimos.

              Por outro lado muitos dizem que a saúde esta ótima, mais é por que não precisam e tem como ir a outras cidades vizinhas em um hospital particular. Mais quem precisa sabe realmente como esta a situação da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com