TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Filosofia Para Decifrar A Sociedade E O Mundo Em Que Se Vive

Ensaios: A Importância Da Filosofia Para Decifrar A Sociedade E O Mundo Em Que Se Vive. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 2

Já sabemos que a filisofia é nada mais que o estudo de problemas relacionado à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, à mente e à linguagem.A filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas, excluindo os sentimentos e emoções.A filosofia pode ter por objeto de reflexão qualquer tema, mas o principal objeto de reflexão da filosofia é o homem.Como o ser humano já nasce cercado de conceitos e valores tradicionais, como os costumes e a maneira de agir, a filosofia nos proporciona entender o mundo, nós mesmos e a nos conhecer e a nos descobrir, fazer com que pensemos, duvidemos, questionemos, para que alcancemos nossos ideais.

A filosofia não apenas é, como sempre foi fundamental em todas as sociedades de todas as épocas.Sua importância consiste em um convite ao pensar, ao refletir, ao imaginar, não restringindo-nos a aceitar o que nos é apresentado como verdade por outras pessoas ou correntes de pensamento.

Acima de tudo, filosofar é duvidar. Ou seja, toda vez que ouvirmos algo a respeito de alguma coisa, da sociedade, do ser humano, do comportamento, temos sempre que pensar da seguinte maneira: "será mesmo que é desse jeito que ele (ou ela, ou ainda eles) está (ou estão) falando?". É este ponto inicial que permite ao ser humano dar prosseguimento em sua história de forma a verificar seus erros passados, a garantir acertos futuros, a harmonizar a existência conjunta de todos os seres no mesmo planeta, convivendo com os recursos que este nos oferece, com equilíbrio, com altivez.

Cabe ao filósofo acompanhar, ter reflexo e criticar a ação pedagógica de modo que promova a passagem “de uma educação assistemática (guiada pelo senso comum) para uma educação sistematizada (alçada ao nível da consciência filosófica)”.Ao manter sempre presente o questionamento sobre o que é a educação, a filosofia busca evitar que a educação se torne dogmática ou se transforme em adestramento.

A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas.Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com