TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Dissertações: LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  5.017 Palavras (21 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 21

CARLA DE SALES RIBEIRO

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Produção de Aprendizagem apresentada à UTA – Língua Portuguesa, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Tutor Local: Ana de Lourdes Cardoso Centro Associado: Congonhas MG.

Congonhas, MG.

2011

SUMÁRIO

1. Introdução

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

1. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO

2. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – PRODUÇÃO DE TEXTO

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

A evolução ocorreu em diversas áreas do conhecimento, em específico: a língua, percebemos que a forma como o homem a conceitua hoje, é muito diferente do que foi em séculos passados. Esse desenvolvimento ocorreu devido à necessidade de mudança.

O ensino da Língua Portuguesa remete-nos a uma reflexão sobre a linguagem. Esta é resultante da interação entre o homem e a realidade social em que o mesmo está inserido.

A linguagem é mais do que um simples sistema de regras. Segundo Nunan (1989), ela pode ser encarada como um recurso dinâmico para gerar significados; portanto, além de conhecimento, implica também habilidade. Isso significa que, em termos de aprendizagem, precisamos distinguir entre “aprender o quê” e “aprender como”. Temos de discernir entre o conhecimento de várias regras gramaticais e a capacidade de usá-las eficiente e apropriadamente para a comunicação. Assim, partindo dessa concepção interacionista de aquisição da linguagem, Richter (2000:27) explica que (...) adquirir linguagem é: aprender a comportar-se de maneiras socialmente dotadas de sentido - usando, para isso, o sistema de signos que o grupo adota, verbais e não-verbais; e aprender a orientar o comportamento em função do outro (o comportamento humano é inseparável das relações sociais).

Sabemos que a língua é o instrumento responsável pela interação entre os seres humanos, ela é “um fato social, sua existência fundamenta-se nas necessidades de comunicação”( CARDOSO, 1999, p. 15).

A língua é um veículo de comunicação, construímos nossa linguagem, e pouco a pouco, unimos as letras para formar sílabas, depois as palavras, as frases. Nesse conceito a língua não se volta para o discurso entendido somente como a fala, mas, também, enquanto texto escrito.

Observamos que o homem, enquanto investigador de si mesmo, contribuiu para com o desenvolvimento dos conceitos da linguagem e sua utilização. Procuramos neste trabalho, estabelecer uma ponte entre as concepções a respeito da natureza da linguagem e sua implicação no ensino da Língua Portuguesa.

Partindo de uma análise teórica, podemos refletir sobre os problemas da Língua Portuguesa, abrangendo sobre os instrumentos metódicos de ensino: a função social da escola, as práticas de leitura e escrita, a linguagem e participação social.

Um dos objetivos gerais é propiciar ao estudante conhecimentos teórico-metodológicos na pré-escola e no início do Ensino Fundamental, capacitando-o para uma atuação competente e efetiva na escola. Estabelecer o quadro sócio-político-cultural desses conhecimentos e o papel do educando como membro crítico e criativo da sociedade.

Em torno da problemática do ensino de língua portuguesa devemos desenvolver uma reflexão de suas especificidades, discutindo as alternativas existentes e as possibilidades de integrar teoria e prática.

O objetivo específico, é estimular a reflexão do estudante frente a questões de ensino-aprendizagem, incluindo o próprio discurso pedagógico, a linguagem da produção textual, a análise lingüística, a leitura e a literatura, favorecendo assim a construção de um conhecimento articulado ao propósito da linguagem.

Quando dizemos linguagem, não estamos nos referindo apenas à linguagem verbal, ou seja, à fala e à escrita. Existem muitos outros sistemas simbólicos que também se constituem em linguagens. Os sinais usados pelos surdos, os sinais de trânsito, os gestos cotidianos, a fotografia, o cinema, a televisão, a música, a arquitetura, a pintura, entre tantos outros sistemas, são linguagens, pois cumprem uma função representativa.

Para trabalhar conteúdos e propostas metodológicas na área de Língua Portuguesa, devemos buscar o desenvolvimento de um trabalho alternativo,sendo que a linguagem faz parte da essencialidade da vida humana, que estabelece relações sociais, à construção e à transmissão de valores culturais e à formação da consciência histórica.

O sistema Pedagógico sofreu várias alterações ao decorrer do tempo até os dias de hoje, essas se deram devido à evolução da tecnologia, que reconstituiu a metodologia da escola.

Fundamentou-se este trabalho nos livros didáticos das disciplinas cursadas nesta Unidade Temática de Aprendizagem, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Metodologia da Alfabetização e Pesquisa e Prática Profissional- Produção de Texto, em sites e pesquisa de campo, realizada em uma escola particular do ensino fundamental em Congonhas, MG.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO

Desde a antiguidade, a aquisição da linguagem é um fato que desperta interesse tanto de leigos quanto de estudiosos, porém estes estudos vieram a se concretizar a partir do século XIX, através de experiências realizadas por alguns lingüistas ou filólogos que buscavam estudar a fala infantil de seus próprios filhos. Esses estudiosos eram chamados de “diaristas”.

O ser humano vai adquirindo, a partir do momento em que nasce, modos de expressão verbal - e não-verbal - e formas de interagir com o outro. Esse é o objetivo principal de Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística, que discute assuntos como a aquisição de língua materna (oral) em crianças, sem e com distúrbios de linguagem, aquisição de segunda língua em crianças e em adultos e aquisição da escrita (letramento, alfabetização, relação fala/escrita). Em contato com ambiente lingüístico de sua comunidade, a criança adquire

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com