TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mudança: o que avanços na tecnologia causarão no nosso viver?

Por:   •  15/10/2021  •  Artigo  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Mudança: o que avanços na tecnologia causarão no nosso viver?

Por muitos momentos escolhemos mudar, fazemos isso alterando a posição dos móveis do quarto, alterando o corte ou cor do cabelo, buscando um trajeto diferente para chegar em um lugar conhecido. Mas quando não se escolhe? A mudança ocorre do mesmo modo!

Contra fatos não há argumentos. A tecnologia em desenvolvimento coloca o ser humano em uma situação inovadora. No momento nos deparamos com uma gigantesca crise ambiental de ordem global e não sabemos agir como sociedade para remediá-la. Concomitantemente parte dos nossos cientistas desenvolvem a tão sonhada inteligência artificial, capaz de sobreviver a nós nesse cenário catastrófico.

Então nos perguntamos: o que pode acontecer?

[Para cego ver: meme da Nazaré Tedesco confusa com cálculos trigonométricos]

Nem mesmo a vilã Nazaré Tedesco desconfia da resposta. As possibilidades são inúmeras, no entanto tanto o cenário da crise ambiental como o da inteligência artificial apontam para inevitáveis mudanças, especialmente com a sobreposição das duas.

No período industrial fortificamos a necessidade de explorar os recursos naturais para promover o crescimento social, concomitantemente o taylorismo foi implantado, isso é, foi imposto a segregação das funções fabris que levaram os trabalhadores a se especializarem em uma única função para dinamizar a linha de produção nas fábricas. Assim se produzia mais, com maior velocidade, maior qualidade e não se corria o risco de o trabalhador dominar as funções a ponto de se tornar um concorrente, pois ele só sabia apertar parafuso, não montar um carro.

Com o passar do tempo, essa mão-de-obra foi substituída por máquinas. A automação industrial retirou as funções de trabalho mais simplistas exercidas pelo ser humano, o que tornou o produto mais acessível, mas ao mesmo tempo reduziu as oportunidades de emprego. Esse quadro continuou avançando. Hoje as secretárias eletrônicas colocam em risco as funções exercidas pelos operadores de telemarketing, jateadoras de emboço e reboco reduzem as funções dos pedreiros. Ainda mais, nessa área (que eu amo) já existe casas de argamassa impressas em 3d, como exposto abaixo:

Foto: BBC Tecnologia [Para cego ver: homem observando as camadas de argamassa depositadas por impressão 3d.]

Tempo de construção: 48 horas

Preço cerca de R$ 109 mil | Foto: New Story

Foto: BBC Tecnologia | New Story [Para cego ver: casa impressa em 48h com custo de cerca de R$109.000,00. Possui cinco cadeiras pretas de arame na varanda, vasos de plantas e duas mesinhas. A casa é cinza, cor da argamassa, porém está decorada expondo que já pode ser habitada, possui três grandes janelas e uma porta. É cercada por muros de madeira e nos fundos há algumas árvores e outra residência].

Nesse cenário, é fácil observar que esse tipo de tecnologia se fortificará dia-a-dia. Além de reduzir o custo de produção, os riscos também são reduzidos bem como a mão-de-obra. Assim, não será necessário empregar o Seu Zé pra construir minha casa, atualmente uma impressora 3d gigante já é capaz de fazer em poucos dias o que levaria meses e muito esforço, assim o Seu Zé não será mais tão necessário. Cabe ao Seu Zé pensar em mudar. Mas e se você fosse o Seu Zé? O que faria?

Nunca na história humana as coisas evoluíram com tanta velocidade, ao observar que os empregos braçais estão sendo automatizados buscamos nos capacitar para nos tornar profissionais mais preparados, porém seremos capazes de competir com a inteligência artificial? Com certeza alguns gênios serão, eu não faço parte desse grupo…

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com