TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Tecnologia Para Viver em Harmonia

Por:   •  8/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ[pic 1]

Smart City Arquitetura: Tecnologia para viver em harmonia

CURITIBA

2020[pic 2]

 [pic 3]

Smart City Arquitetura: Tecnologia para viver em harmonia

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Mecânica, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, como requisito parcial para obtenção da aprovação na disciplina TT081 Administração de empresas.

Professor: Roberto Gregorio da Silva Junior

CURITIBA

2020


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        ORIGEM        5

2.1 A IDEIA        5

2.1        VALIDAÇÃO DA PROPOSTA        5

3 OPORTUNIDADE        7

4 CONTEXTO DA PANDEMIA        8

5 MERCADO CONSUMIDOR        9

6 SOLUÇÃO        11

7 MODELAGEM        12

8 DIFERENCIAIS        13

3        CONCLUSÕES        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente a escassez de água não é mais uma dúvida, já é conhecimento popular que o fornecimento e disponibilidade de água não está mais garantida para todos, no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais.

De acordo com os números apresentados pela ONU – Organização das Nações Unidas – fica claro que controlar o uso da água significa deter poder. Entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento a crise mundial dos recursos hídricos está diretamente ligada às desigualdades sociais.

         No mundo, já encontramos regiões onde a falta d’água já atinge índices críticos de disponibilidade, principalmente em países no continente africano. Ao mesmo tempo em grandes centros onde existe uma grande disponibilidade desse recurso o consumo exagerado de água tratada e potável individualmente chega a ser cem vezes maior que o de países subdesenvolvidos.

        Um bilhão e 200 milhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada. Um bilhão e 800 milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Disponibilidade de água se torna cada vez mais um desafio.

        Muitas vezes esses dados de um panorama mundial se parecem distantes de nossa realidade, porém especialmente nesse ano de 2020, pudemos vivenciar um panorama de falta de água em Curitiba, devido a escassez de chuvas, boa parte da população sofre com cortes no abastecimento água. Futuramente aumentar o preço da água, para refletir seu custo será inevitável.

        Reutilizar água passa a ser cada vez mais uma e necessidade dos consumidores desse recurso, ou seja, todos nós.

Nossas residências muitas vezes não foram projetadas reutilizar água ou até mesmo para captar água da chuva. Realizar modificações ou adequações para promover a autossuficiência e reutilização de água não é uma tarefa simples, ou fácil de se realizar. Por esse motivo essa nossa proposta de negócio tem o objetivo de simplificar, viabilizar e facilitar a adequação de casas, prédios residenciais e edifícios comerciais fornecendo da forma mais fácil ao consumidos a possibilidade de reutilizar água, captar água da chuva e promover uma autossuficiência desse recurso. De forma que nossa empresa fica responsável em planejar e executar todas as obras e procedimentos necessários.


  1. ORIGEM

2.1 A IDEIA

        

Nos últimos meses tem se tornado rotineira a falta de abastecimento de água em Curitiba. Segundo a SANEPAR (“Rodízio de Abastecimento em Curitiba e Região Metropolitana | Sanepar,” 2020), empresa estatal responsável pelos serviços públicos de saneamento básico em cidades do Estado do Paraná, no dia 14/08 começou a vigorar esse novo modelo de rodízio no fornecimento de água de Curitiba e Região Metropolitana, em que houve redução do intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento. Dentro desse rodídio, a população fica um dia e meio sem água e um dia e meio com água (36 horas X 36 horas). A medida foi necessária devido à forte estiagem que afeta os níveis dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

Diante desse contexto, a ideia de um modelo de negócio que oferecesse como proposta de valor o acesso à àgua nas residências independente do período de secas ou de outros eventuais problemas pareceu atraente, pois além de haver um ganho financeiro, a proposta também abrange um segmento de cliente que vê valor na solução por questões ambientais, o que aumenta nosso tamanho de mercado e não o limita à segmentos que já têm a dor da falta de água.

  1. VALIDAÇÃO DA PROPOSTA

Foram levantadas as seguintes hipóteses que precisariam ser verdade para que o modelo de negócio e a proposta de valor fossem validadas:

Hipótese 1: nós acreditamos que o cliente enxerga a falta de água como um problema relevante.

Hipótese 2: nós acreditamos que o cliente está disposto a investir para ter a residência autosuficiente no consumo de água.

Hipótese 3: nós acreditamos que o cliente prefere reformar sua casa a se mudar para casa já equipada com a estrutura oferecida pela Smart City.

Hipótese 4: nós acreditamos que o segmento de cliente tem recursos para pagar pela solução.

Baseando-nos nas hipóteses definidas, realizamos o experimento: foram feitas 5 entrevistas sendo três delas via google forms e duas via chamada de vídeo.

As perguntas às quais os entrevistados responderam foram as seguintes:

  1. Você já ficou sem água na sua casa?
  2. Você vê a falta de água como um problema relevante no seu quotidiano? E no mundo?
  3. Quão disposto você estaria a pagar por uma solução que te desse autosuficiencia no consumo de água? Sendo 0 não disposto e 5 totalmente disposto.
  4. Você preferiria reformar a sua casa ou se mudar para uma residência já estruturada com a solução?
  5. Caso a solução já estivesse no mercado hoje, você teria recurso financeiro para pagar por ela?

O segmento de cliente escolhido para responder foi proprietários de imóvel residencial.

As respostas foram compiladas em uma planilha (FIGURA 1).

Figura 1 - Entrevistas

[pic 4]

Fonte: Própria(2020)


3 OPORTUNIDADE

Para que o projeto Smart City Arquitetura seja referência não só na questão sustentabilidade, mas também no que tange a satisfação do cliente, definem-se três alicerces fundamentais que sustentam essa perspectiva:

O próprio modelo de imóvel autossuficiente em consumo de água, isto é, ao investir em uma construção arquitetada pela Smart City Arquitetura, o cliente estará totalmente alinhado com a nova mentalidade ecológica e sustentável do novo mundo, cada vez mais necessária tendo em vista as adversidades que o meio ambiente ainda vai passar nos próximos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (479.8 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com