TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Nascemos Prontos!

Trabalho Escolar: Não Nascemos Prontos!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/7/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

1 NÃO NASCEMOS PRONTOS!

A satisfação ocorre quando alguém se contenta com algo realizado, porém, quando o ser humano se contenta perde algo dentro de si que pode leva-lo ao ponto de estagnação: “[...] a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento.” (CORTELLA, 2006, p.11). Quem realmente se contenta com algo realizado não se estagna, pelo contrário pede, busca, quer algo mais daquilo que lhe é oferecido, explorando algo dentro do ser:

[...] Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas”. (CORTELLA, 2006, p. 12).

A insatisfação tem por finalidade levar o ser humano a busca da “perfeição”. Isso faz com que o indivíduo não se contente e queira sempre o melhor, não somente por algo ou algum objeto, mas dentro de si próprio. Isso mesmo a insatisfação pode estar dentro de você e o levará a realizar algo incomum do que se pode imaginar: “Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; [...] o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio” (CORTELLA, 2003, p. 55). Quando criança era comum nos perguntamos o porquê de todas as coisas. Porém, não é desvantagem não sabermos fazer nada, o ser humano aprenderá o que tiver que aprender com o passar do tempo, caso contrário, se nascesse sabendo só haveria reiterações .

Portanto, pode-se dizer que o ser humano está sempre em pleno e constante aprendizado. E é necessário que ele busque ser insatisfeito, não se contentado consigo mesmo e nem se limitando ao que se pode fazer, podendo dar lugar a ambição de tornar-se melhor e querer mais, pois não se nasce sabendo de tudo. Bom mesmo é se sentir um aprendiz, que talvez não saiba nada, mas que busca se superar, aprender, criar e estar sempre melhor do que pode ser. Não se preocupe com o tempo, é ele quem vai ampliar sua visão e esclarecer tais objeções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com