TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE DIDÁTICA

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1 - Tarefa: “CONCEITO DE DIDÁTICA”

Discente: Thiago A. C. de Souza

1) A partir das leituras realizadas e das reflexões apresentadas no vídeo, elabore com suas palavras uma definição para o termo “Didática”, expressando sua compreensão.  

Didática é a maneira em que o professor vai transmitir seu conhecimento adquirido aos seus alunos. A Didática prepara o professor para a prática docente, buscando alternativas para os problemas da prática pedagógica, procurando uma interligação entre teoria e prática. A Didática tem como um dos objetivos, a conquista do professor em atrair o interesse do aluno ao processo de ensino-aprendizagem. Didática é a capacidade de transformar todas as dimensões da vida em dimensões ensináveis e aprendentes. A especialidade da Didática é tornar compreensível ao aluno aquilo que o professor pretende explicar, pois seu objeto é o ensino. Portanto, “ela tem a função de contribuir para a redução do fracasso escolar, por meio da instrumentalização dos professores, no sentido de estes buscarem incessantemente em sua prática pedagógica uma ação transformadora de ensinar-aprender” (VEIGA, 1996). Entre o aluno e o conhecimento existe uma ponte, que é o professor, e, didática é a prática pedagógica mediadora em que o professor utiliza-se para que o aluno consiga passar a ponte para o lado do conhecimento.

2) Apresente seu posicionamento sobre o papel da disciplina de Didática em seu processo de formação para a docência.

Professor não nasce professor, professor se forma professor. E a disciplina de Didática tem um papel fundamental para o processo da formação docente, pois terá total reflexo em sua prática docente. A didática proporciona o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber. Estudar Didática é estar ganhando instrumentos de atualização, formação e capacitação profissional para que os professores possam estar alinhados às mudanças sociais e tecnológicas com plena habilidade para realização de suas aulas, favorecendo a melhoria na qualidade no processo de formação para a docência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com