TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPELHO INFINITO

Por:   •  20/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 4

ESPELHO INFINITO: Física aplicada em sala de aula

Marcelo Cardoso Souza, Isabela Negri; Rogério Hayama

Colégio Candido Portinari

marcelocar.2011@yahoo.com.br; isabelaortencio@gmail.com; r_hayama@hotmail.com

Resumo

O espelho é um material bem conhecido do homem, sua capacidade de refletir imagens nos encanta, quando imaginamos um espelho pensamos naquele em que reflete totalmente, porém quando temos uma superfície que reflete parte do que vemos e conseguimos ver do outro lado, temos um semi-espelho. Um exemplo de semi-espelho são os insulfilms dos carros, quando observamos do lado de fora ele nos permite ver muito pouco do lado de dentro e reflete a imagem do lado de fora para quem está dentro do carro. O espelho infinito irá abordar essa propriedade para a construção de várias imagens iguais, simplesmente colocando um espelho e um semi-espelho e observaremos as imagens formadas.

Palavras-chave: Espelhos, ótica, espelhos infinitos, optics, mirros..

  1. Introdução

A ótica talvez seja uma dos conteúdos em Física onde os alunos possuem a maior dificuldade de visualizar ou até mesmo imaginar os resultados obtidos, muitas vezes necessitam de uma visão de geometria plana ao qual não estão acostumados ou desenvolvidos, embora ser extremamente prática, muitas vezes nos passa desapercebida seus efeitos. Na busca da aproximação entre aluno e a ótica, foi realizada uma montagem de caráter didático para mostrar alguns efeitos óticos e a utilização de espelhos com base na geometria plana. O Espelho Infinito objetiva mostrar a formação de imagens infinitas colocando-se um espelho e semi-espelho em paralelo numa câmara.

  1. Metodologia

Material Necessário

-Vidro; -Espelho;

-Insulfilm;

-Duas réguas de acrílico;

-Led; -Fonte de 12V;

-Fitas,

colas em geral;

O espelho infinito consiste basicamente de um espelho, semi-espelho e uma fonte de luz dentro dessa câmera, para que ocorra o efeito das imagens infinitas. Inicialmente foi cortado o espelho e um vidro do mesmo tamanho, e então aplicado sobre o vidro um filme que reflete boa parte da luz conhecido popularmente como insulfilm, transformando-o num semi-espelho, pois agora ele possui a propriedade de refletir parte da luz e a outra ele deixa passar, ou seja, agindo como um espelho e vidro. As réguas de acrílico foram furadas de forma simétrica com o mesmo diâmetro dos leds (5 mm) e estes foram encaixados nos furos utilizando duas cores vermelho e branco. Led de diferentes cores necessitam de diferentes correntes para serem ligados, logo foi necessário realizar dois circuitos um para o led vermelho que deveria ter corrente nominal de 15mA e outro para o led branco 30mA. Utilizando a mesma fonte foram montados os dois circuitos em paralelo, porém no circuito do led vermelho foi colocado em série um resistor de 500 ohms e no circuito do led branco foi colocado dois resistores em paralelo de 500 ohms também, fornecendo uma queda de tensão sobre 250 ohms.

Montada as réguas e preparada a superfície do semi-espelho, foi realizada a montagem, colocando-se o espelho em baixo, as réguas dos leds em volta e finalizando o semi-espelho por cima, unindo cada etapa com cola quente. Para o acabamento foi construída uma caixa de madeira com o objetivo de proteger o circuito e oferecer maior segurança ao manuseio aos usuários.

  1. Resultados e Discussões

Para os Leds foi necessário conhecer suas características, estudar quantos volts era necessário para sua ligação que muda dependendo da cor, a escolha da fonte de alimentação, o circuito e os resistores necessários para a queda de tensão em cada circuito. Inicialmente os Leds foram ligados com uma tensão maior que a suportada, inicialmente ligou após algum tempo ocorreu um sobreaquecimento e queimaram por não suportarem tal tensão, os mesmos foram substituídos e foram utilizadas tensões menores. A superfície dos espelhos é lisa e para colar a régua de acrílico foi encontradas dificuldades para fixar a mesma com cola quente, a saída para tal foi colocar peças de plástico nas extremidades do espelho utilizar colar quente e fechar com fita, só assim tivemos uma boa fixação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (203.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com