TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Supervisionado

Por:   •  14/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.851 Palavras (24 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 24

1.0 - INTRODUÇÃO

Neste estágio realizado analisamos as implicações didático-pedagógicas, o planejamento, o conteúdo, o método e a avaliação na aprendizagem da Educação Infantil.

A prática pedagógica da Educação Infantil está apoiada na conquista da autonomia da criança, nas ações de cooperação, no enfrentamento e solução de problemas, da responsabilidade, a criatividade, a formação do auto-conceito estável e positivo, a comunicação e a expressão em todas as formas, sob a ótica da interdisciplinaridade.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96) e destina-se a crianças de zero a seis anos de idade.

Para que a educação infantil exerça o seu papel de apoio ao desenvolvimento integral da criança, acreditamos que deva-se contar com uma equipe de profissionais qualificados permanentemente, com capacidade de planejar, executar e avaliar coletivamente as ações, tendo como base para o trabalho, uma concepção filosófica clara do cuidar e educar.

Para haver uma condição mínima na elaboração de um planejamento para a educação infantil devemos ter condições de uma estrutura física adequada, número suficiente de profissionais, política de formação contínua, recursos materiais que permitam à criança expressar com liberdade sua criatividade e ao adulto trabalhar dignamente e principalmente, respeito à diversidade cultural e social das pessoas envolvidas no processo, permitir à criança a participação na construção do conhecimento, a aprender, selecionar informações, estabelecer relações críticas, ampliar sua capacidade criadora e desenvolver conhecimentos para soluções de problemas por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras.

O presente estágio articula os conteúdos dos três livros lidos durante está UTA:

  • A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica.
  • Metodologia do ensino da Literatura Infantil.
  • Pressupostos da educação infantil.

No livro A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica, terá como ponto principal o entendimento sobre ludicidade no processo de ensino aprendizagem, traçando uma abordagem diferenciada sobre o uso de recursos lúdicos na escola. Fundamentado nas concepções teóricas e práticas de autores de grande expressão na área, enfoca questões como infância, desenvolvimento, educação e vida em sociedade, traçando uma reflexão provocativa sobre o papel do educador em relação a esses temas.

No livro Metodologia do ensino da Literatura Infantil iremos abordar na qual a literatura é valorizada como pensamento e arte, a metodologia proposta toma a leitura como produção de sentidos e afetividade, resultante do encontro entre o texto literário e o leitor criança. Trata-se, ao mesmo tempo, de um convite e de um alerta para que o professor pense a literatura infantil na escola não como matéria aprisionada, mas como expressão criadora.

No livro Pressupostos da educação infantil os conteúdos aqui presentes realizam comparativos com os períodos pelos quais a educação tem passado ao longo dos anos, em especial no que diz respeito às políticas destinadas à efetivação do projeto político-pedagógico, à compreensão do desenvolvimento da criança e à organização do trabalho pedagógico. Voltando-se ao profissional de educação como construtor de conhecimentos pedagógicos, tanto no plano individual quanto no plano coletivo, esta obra visa a contribuir com as reflexões necessárias à formação do profissional de educação infantil, permitindo-lhe estabelecer relações e compreender os pressupostos envolvidos nessa etapa educacional.

2.0 – O DIA-A-DIA DOCENTE E DICENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

O estágio foi realizado no Centro Municipal de Educação Infantil ao Alvorecer (CMEI), situada à rua Deputado Ernesto Moro Redeschi, nº 21, Rio Pequeno, localizado na cidade de São José dos Pinhais, PR, no estado do Paraná. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (41) 3398-2761 e do e-mail escolamunicipalmarioflores@yahoo.com.br. Atualmente a escola funciona em dois turnos, manhã e tarde, a escola apresenta clientela diversificada em termos e idade e condição social, mas a maioria é proveniente e classe baixa, com salários variando entre um e três salários mínimos. A profissão predominante dos pais é composta por autônomos, secretarias do lar, pedreiros, carpinteiros e auxiliares de produção. A presença dos pais ou responsáveis é uma conquista importante para a melhoria do desempenho escolar. Geralmente a escola investiga quais são as condições de vida e o nível sócio cultural das famílias para avaliar o tipo e acompanhamento que eles podem proporcionar aos filhos. A missão da escola é assegurar um ensino de qualidade garantindo o acesso e a permanência das crianças na escola, formando cidadões críticos capazes de agirem na transformação da sociedade. O Centro atende um total de duzentos e trinta e cinco crianças, de três à seis anos, nas modalidades de creche e pré-escola, em período integral e meio período, oriundas dos Bairros: Nossa Senhora de Fátima, Jardim Atômico, Jardim Krichak, Jardim Antares, Riacho Doce e Moradias Rio Pequeno.

Segundo o Conselho Municipal de Educação em sua Resolução 02/08, no Artigo 7º, quanto aos parâmetros para a organização de grupos, é a recomendação: “(....) crianças de 2 a 3 anos = de 12 a 15 alunos e 01 professor ou educador social – crianças de 4 a 6 anos = de 20 a 25 alunos e 01 professor ou educador social,”

Seguindo o que diz a resolução acima:

Modalidades

Turmas

Capacidade de alunos por turma

Professores

IDEAL

REAL

CRECHE

Infantil 3

1

18

21

2 atendentes/educadoras

Infantil 4 - Integral

1

18

20

2 atendentes/educadoras

Infantil 4 - ½ período

2

20

24

1 professora

PRÉ-ESCOLA

PRÉ 1

4

20

25

1 professora

PRÉ 2

2

22

25

1 professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (220.9 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com