TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Viabilidade

Por:   •  16/4/2019  •  Monografia  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 14

I.  Introdução

O presente projecto conta sete capítulos, onde o primeiro demostrará o problema de pesquisa e consequentemente a pergunta de partida, apresentará também o objectivos a alcançar bem como a justificativa e a possível hipótese.

O segundo capitulo fará uma breve apresentação da empresa, a sua missão, visão e valores e o organograma da mesma, e ainda a identificação do publico alvo.

O terceiro capitulo demostra a concorrência, os fornecedores, os potenciais clientes, a analise SWOT e ainda a respectiva vantagem competitiva.

O quarto capitulo conta com uma apresentação resumida das amortizações dos imobilizados, possíveis receitas, o consumo de produtos e serviço de terceiros, o plano de força de trabalho e salários, os encargos financeiros, o fluxo de caixa, e por fim o VAL, TIR e o PAYBACK.

O quinto capitulo conta com a metodologia  que serviu de suporte para o estudo.

O sexto capitulo é a conclusão que visa dar resposta ao problema levantado.

E o últimos ou sétimo capitulo contém as fontes ou referencias bibliográficas que também serviram de suporte ao estudo em questão.

  1. Problema de Pesquisa / Pergunta de Partida

O não estudo de viabilidade do projecto a investir é um dos factores de muitos investimentos não terem sucessos, dentro de determinadas organizações. Diante da consequência de um investimento sem qualquer estudo de viabilidade, a  pergunta de partida foca-se no seguinte:

  • Que importância tem o estudo de viabilidade na tomada de decisão sobre investir ou não num determinado projecto?

  1. Objectivos

        1.2.1 Objectivo Geral

  • Descobrir como o estudo de viabilidade influencia na tomada de decisão de um investimento.

1.2.2 Objectivos Específicos

  • Compreender os factores que levarão o projecto ao sucesso.
  • Avaliar o mercado e  potencialidades do negócio.
  • Estudar a viabilidade do projecto pelos indicadores VAL, TIR e PAYBACK.

  1. Hipótese

Se o estudo de viabilidade para a implementação de um dado projecto é um factor crucial na avaliação do mercado e potencialidade do negócio, então teremos bons resultados.

  1. Justificativa

Em virtude do problema de pesquisa acima apresentado, este trabalho visa ajudar na percepção de como o estudo de viabilidade pode auxiliar o empreendedor na tomada de decisão de investir ou não em determinados projectos, sendo assim, este projecto o ilustrará  a não tomar decisões precipitadas em realizar investimentos sem antes estudar se esse investimento terá o devido retorno.

II. Apresentação da empresa

        O Snack-Bar doravante denominado por “Cantinho” é um espaço onde os clientes poderão divertir-se com amigos e familiares, comemorando aniversários, assistir partidas de futebol e novelas etc.

Principais produtos: Hambúrguer, Cachorro quente, Fahita, Prego no pão, cervejas diversas, vinhos e whisky diversos e refrigerantes.

        O Cantinho procurará contribuir para melhoria de qualidade de vida, aliviando estresses diários dos trabalhadores, sendo assim, o Cantinho estará aberto todos os dias das 14 às 0hrs.

        Tipo de sociedade: Nome Individual

        

        Actividade: Comércio e prestação de serviço.

        Missão: Tornar-se líder no Palanca.

        Visão: Promover condições motivacionais para o sucesso do Cantinho.

        

        Valores:

- Respeitar, compreender e antecipar as necessidades dos clientes.

- Inovação e transparência.

2.1 Fundamentação Teorica

De acordo com Abecassis e Cabral (1991) em “Análise Económica e Financeira de Projectos”, um investimento corresponde a “trocar a possibilidade de satisfação imediata e segura traduzida num certo consumo pela satisfação diferida, instantânea ou prolongada, traduzida num consumo superior.”. Já Araújo (2003), em Análise de Projectos de Investimento, acrescenta-lhe um novo elemento – afectação de fundos – considerando que um “investimento será toda a afectação de fundos feita com o objectivo de obter determinados benefícios em termos de rendibilidade”.

Ao analisarmos estas definições verificamos que são abrangidos uma diversidade de investimentos que se podem organizar em diversas modalidades, segundo: a sua natureza, a sua dimensão, a sua inserção sectorial, a origem dos fundos ou o tipo de financiamento (Marques, 1998).

Contudo, de um modo geral, classificam-se em cinco grandes categorias (Martins et al., 2011):

  • Criação de empresas: neste caso, a empresa é concebida tendo em conta o projecto

de investimento que pretende criar, acabando por estar em sintonia com o mesmo.

  • Investimentos de substituição: apesar de não aumentarem significativamente a

produtividade da empresa, este tipo de investimentos visa a substituição de equipamentos usados. Geralmente são a usura física, a susceptibilidade de avarias e a obsolescência as principais causas da sua troca.

  • Investimentos de Expansão: pretendem aumentar a capacidade da oferta, sendo

necessário para isso estudos de rendibilidade e de mercado.

  • Modernização ou Inovação: têm o objectivo de reduzir os custos de funcionamento,

produzir novos produtos ou aperfeiçoar os já existentes. A sua implementação torna necessário a realização de estudos técnicos, de mercado, de rendibilidade e a consequente modificação das linhas de fabrico.

  • Estratégicos: pretendem, por um lado, reduzir o risco associado às suas

dependências de abastecimentos em quantidade, qualidade e preço, e por outro, melhorar o carácter social da empresa de forma a tornar o ambiente de trabalho mais favorável. Ao contrário dos outros tipos de investimentos, estes poderão ser inspirados por razões de ordem económica, técnica ou social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (227.1 Kb)   docx (35.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com