TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO FORMA DE ALEGRAR A SALA DE AULA

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO              

CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE

NÚCLEO DE FORMAÇÃO DOCENTE

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

 

O LÚDICO COMO FORMA DE ALEGRAR A SALA DE AULA

Cléber Fernando Silva e Lima

Caruaru - PE

2016

O LÚDICO COMO FORMA DE ALEGRAR A SALA DE AULA

Trabalho escrito com a colaboração da Mr. Cristiane Rocha e com embasamento de textos e vídeos oriundos da internet, além de consultas ao livro Raciocínio Lógico do saudoso professor Jonofon Sérates, escritor também do livro Método Cuca Legal.

Caruaru - PE

2016

RESUMO

Este é só o começo de um longo trabalho que pretende elaborar métodos lúdicos de ensino de Matemática, e como sua utilização pode contribuir para alegrar o ambiente da sala de aula. Para tornar uma aula de Matemática lúdica sem usar apenas os jogos Matemáticos como ferramenta, nós pretendemos apresentar abordagens teatrais, música, comédia, contudo todas elas terão a mesma motivação; Tornar a aula divertida e com esse clima de diversão facilitar o relacionamento do professor com sua turma e assim facilitar o trabalho de diversos conteúdos matemáticos.

Palavras-chave:  

Ensino de Matemática, Ensino-Aprendizagem, Aulas Divertidas, Avaliação do Professor.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

    3.3 QUESTÃO PROBLEMATIZADORA.............................................................................7

4. REFERENCIAL TEÓRICO        

5. MÉTODOS...........................................................................................................................10

6. METODOLOGIA DA PESQUISA        10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

1. INTRODUÇÃO

 A necessidade de diversas formas de abordagem dos assuntos em sala de aula para motivação dos alunos não é uma novidade para os professores. Segundo D’Ambrosio(1996, p. 80) o novo papel do professor será o de gerenciar, de facilitar o processo de aprendizagem e, naturalmente, de interagir com o aluno na produção e crítica de novos conhecimentos.

Sendo assim, esse trabalho pretende elaborar novos métodos lúdicos e analisar sua utilização em sala de aula. A consciência de que uma aula criativa pode ser o diferencial entre o professor metódico, que não cativa a turma daquele professor que leva algo novo, ministra suas aulas com alegria e é querido pelos alunos faz parte do pensamento de cada discente de licenciatura e também de professores já formados e que atuam nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. No decorrer do texto vamos pensar em algumas maneiras de usar a criatividade para elaborar aulas divertidas com conteúdos matemáticos, porém não se prendendo apenas aos jogos, escolhidos por muitos professores como única maneira de fazer algo diferente nas aulas de Matemática.

2. JUSTIFICATIVA

 É comum entre os alunos de ensino fundamental e médio relacionar a imagem do professor de Matemática a de um carrasco, sempre irritado e que não fará o aluno sentir prazer durante sua aula. E o que pode ser feito para mudar isso? Começar a levar diversão para suas aulas, sem deixar a Matemática de fora, comportar-se como um professor divertido, que usa formas engraçadas de comunicação para introduzir e/ou explorar os conteúdos.

Porém não há na formação dos professores disciplinas que abordem o uso do lúdico no ensino e é difícil encontrar trabalhos escritos sobre o lúdico na Matemática que não sejam exclusivamente sobre jogos, outras formas lúdicas geralmente não são direcionadas ao público da Matemática, assim a ideia desse trabalho é pesquisar e discutir a influencia desses tipos de atividades para o ensino e aprendizagem da Matemática.

3. OBJETIVOS

3.1 GERAL

Investigar a influencia do lúdico sobre a opinião que os alunos têm sobre o professor de Matemática.  

3.2 ESPECÍFICOS

Colaborar com o professor na construção de ferramentas lúdicas para aula de  Matemática ferramentas essas que devem ser usadas em sala, a ideia é que essa ferramenta não seja necessariamente um jogo ; Analisar as possíveis contribuições de aulas lúdicas de Matemática na relação entre alunos e professor, descobrindo como os alunos vêem o professor de Matemática após o uso de atividades lúdicas durante suas aulas; Comparar o desempenho dos alunos que tiveram mediação de atividades lúdicas com o desempenho daqueles que não tiveram.

3.3  QUESTÃO PROBLEMATIZADORA

 A questão que norteou o desenvolvimento desse projeto foi: ” Como o lúdico pode influenciar o ensino e aprendizagem de Matemática e a relação entre os alunos e o professor de Matemática?”

 A partir da questão problematizadora, surgiram outros questionamentos que serviram como guia para busca teórica e de referências:

  • O que o professor deve fazer para não ser apenas um resolvedor de problemas?
  • Como vem sendo trabalhado o lúdico nas escolas?
  • Que motivação o professor pode dar para o aluno entrar na brincadeira e aprender com ela?

Esses questionamentos são respondidos durante a explanação do referencial teórico, buscando justificar as respostas e manter o leitor interessado em dialogar com as questões apresentadas aqui e o dia-a-dia dele em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com